Dia da Marmota

24 de abril de 2019

A cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo todo por causa da festa no Dia da Marmota. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.

Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.

A tradição nasceu na cidade porque dizem que ali vive uma marmota considerada a melhor previsora do tempo de sua espécie, chamada pelos moradores de Punxsutawney Phil. Segundo os moradores locais, ela mais de 100 anos. A expectativa de vida de uma marmota é de 6 a 10 anos, sendo que o máximo que um animal do tipo viveu em cativeiro foi 14 anos.

A credibilidade do animal é tão grande que quem chega à cidade é recebido com uma placa que anuncia a previsão de Phil para o ano. Meteorologistas, entretanto, afirmaram que a marmota só acertou 39% das previsões desde 1887.

O Dia da Marmota é o tema do filme Feitiço do Tempo (1993). Na trama, o meteorologista Phil Connors, interpretado por Bill Murray acorda todos os dias no mesmo dia, no caso, o Dia da Marmota, em Punxsutawney.

Artigos Relacionados

A origem do Dia Mundial do Compositor (15/01)

A origem do Dia Mundial do Compositor (15/01)

A data surgiu no México, em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. A entidade substituiu o Sindicato Mexicano de Autores, Compositores e Editores de Música. Ela foi essencial para o reconhecimento do direito do autor e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *