As irmãs que compuseram o Parabéns pra você original “Happy Birthday to You” foi criada pelas irmãs Mildred Jane e Patty Smith Hill, em 1893. Originalmente com outro título e letra, “Good Morning to All” (“Bom Dia a Todos”), a canção foi criada para entreter os alunos da escola em que ambas davam aulas, em Kentucky, Estados Unidos.

A versão brasileira da música “Happy Birthday to You” foi escrita por Bertha Celeste Homem de Mello, uma farmacêutica de Pindamonhangaba, São Paulo.

Dona Bertha, como era conhecida, morreu em 16  de agosto de 1999, aos 97 anos. Até o fim de sua vida corrigiu os que cantavam errado: o correto é “Parabéns a Você”, e “Muita Felicidade”.

“Parabéns a Você” foi escrita em 1942, para um concurso nacional em que foi escolhida a letra da versão brasileira. Bertha de Mello se candidatou com o codinome Léa Magalhães. Eram comuns os concursos promovidos por rádios para escolher jingles de várias marcas.

O produtor musical Jorge de Mello Gambier — famoso pela produção de “É o Amor”, de Zezé DiCamargo e Luciano — fez uma continuação para a música em 1978. As estrofes criadas por ele são as seguintes: “A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns”.

No Brasil, os direitos autorais de “Parabéns a Você” são divididos da seguinte maneira: 8,3% para a família de Dona Bertha; 8,3% para Jorge Gambier; 41,67% para a Warner Music, que detém os direitos da versão original; e 41,67% para os herdeiros das irmãs Mildred e Patty.

Livro conta a origem de datas e festas comemorativas.