Hoje é Dia dos Pais aqui na África do Sul. Opa, mas em junho? Nos países de colonização inglesa, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Em 1909, a americana Sonora Smart resolveu criar a data em homenagem a seu pai, William Jackson Smart (algumas fontes consideram também o nome John Bruce Dodd), um ex-veterano da Guerra Civil. A esposa de William faleceu em 1898, ao dar a luz ao sexto filho. O pai criou os seis sozinho, o que motivou a homenagem de uma das filhas. A data escolhida foi a do aniversário de William: 19 de junho. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
Ao redor do mundo, o Dia dos Pais é comemorado em 19 datas diferentes. No Brasil, comemora-se a data no segundo domingo de agosto por causa do dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. Os brasileiros celebraram a data em 16 de agosto por um bom tempo, até que se criou a convenção de homenagear os pais no segundo domingo do mês.
Nesta Copa, há dois casos de pais e filhos na disputa. Bob Bradley, técnico dos Estados Unidos, é pai do volante Michael, que marcou o gol do empate do 2 x 2 contra a Eslovênia, na sexta passada. A Eslováquia tem dois Vladimir Weiss na delegação. O pai é o treinador. O filho, meia. Isso tinha acontecido uma única vez na história das Copas. Em 1998, a Itália contava com Cesare Maldini no banco e o filho, Paolo Maldini, em campo.
Há casos de primos na Eslovênia, tio e sobrinho em Camarões, sogro e genro na Argentina e na Holanda. O argentino Aguero é casado com Gianina, filha de Maradona. Na Holanda, a história se repete com o treinador Bert Van Marwijk e o volante Marc Van Bommel.
Quatro seleções têm irmãos em campo nesta Copa. No Paraguai, o goleiro Diego e o meia Edgar Barreto. Na Costa do Marfim, o zagueiro Koló e o volante Yayá Touré. Em Honduras, logo três: o atacante Jerry, o zagueiro Johnny e o volante Wilson Palacios. O caso mais curioso, no entanto, é o da família Boateng. Jerome joga na Alemanha. O irmão, Kevin-Prince, em Gana. Os dois decidem uma vaga para as oitavas na próxima quarta-feira. Torcer por um empate poderia ser a decisão salomônica de um pai. Mas o empate pode deixar a Alemanha de fora.
do jeito que a coisa vai, tratamentos, remédios, fraturas curadas em 3 dias, lá pra copa de 2054 teremos avós e netos no mesmo time…
do jeito que a coisa vai, tratamentos, remédios, fraturas curadas em 3 dias, lá pra copa de 2054 teremos avós e netos no mesmo time…