BINGO JOGO

O bingo é uma evolução de um jogo existente na Itália desde 1530. “Lo Giuoco Del Lotto” consistia em uma espécie de loteria realizada todos os sábados.

Quando chegou à França, em 1770, passou a ser chamada de “Le Lotto” e se tornou popular entre os homens mais abastados da sociedade. Os alemães também possuíam, por volta de 1800, uma versão do jogo, mas se tratava de um brinquedo infantil utilizado para ensinar matemática, gramática e história.

O bingo chegou aos Estados Unidos em 1929 e lá recebeu o nome que detém hoje. O vendedor Edwin S. Lowe resolveu rebatizá-lo porque, certo dia, enquanto acompanhava um jogo, ouviu alguém acidentalmente gritar “bingo!” em vez de “beano”, que era o termo correto.

Posteriormente, Lowe contratou Carl Leffler, um professor de matemática da Universidade de Columbia, para aumentar o número de combinações nos cartões. Mas o grande pontapé para popularização do jogo foi dado por um padre católico da Pensilvânia. O religioso achou que seria uma boa ideia utilizar o bingo para levantar fundos para a sua igreja. Acabou acertando em cheio.