1. Foi fundada em fevereiro de 1976 com o nome Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba do Tucuruvi. Seus primeiros líderes foram José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho, Nenê da Cuíca e Aldo Amaral.
2. As cores da escola, na época da fundação, eram preto e amarelo. No começo da década de 1980, as cores oficiais se tornaram vermelho, amarelo, azul e branco, mas azul e branco são as mais usadas.
3. O símbolo da escola é um gafanhoto porque o nome do bairro Tucuruvi vem do idioma indígena tupi e significa “gafanhoto verde”. O mascote deixou de ser usado regularmente no carro abre-alas em 2006, quando o enredo era sobre agricultura e o gafanhoto – animal conhecido como uma praga agrícola – poderia fazer com que não interpretassem o desfile corretamente.
4. O apelido da escola é “Zaca” por causa de um locutor que trabalhava na quadra e sempre que anunciava “os Acadêmicos do Tucuruvi” pronunciava “vem aí ’Ozacademicos’ do Tucuruvi”.
5. O carro abre-alas usado no primeiro desfile da Acadêmicos do Tucuruvi, em 1977, levava o tradicional gafanhoto tinha como base uma Kombi forrada com tecido verde.
6. Chegou pela primeira vez ao Grupo Especial em 1986, pois venceu a competição do Grupo de Acesso com o enredo “Carnaval, alegria do povo”. O refrão da letra do samba-enredo, composta por Oswaldinho da Cuíca e Maurinho da Mazzei, dizia: A esperança trago no peito/ De qualquer jeito, vou brincar numa legal/ Espero que a democracia/ Não seja mais uma ilusão de carnaval”.
7. A escola de samba tem uma boa relação com o bairro. Quando foram inaugurados, a área não era residencial, mas hoje muitas famílias moram ao redor da quadra. Eles tentam cooperar com a vizinhança e não fazer muito barulho. A festa pela colocação, por exemplo, terminou por volta das 22h, mesmo concentrando cerca de 1500 pessoas.
8. Um dos projetos sociais da escola é o Leve Leite, em parceria com a prefeitura. Famílias com filhos de até sete anos podem retirar na quadra dois litros de leite às quartas e às sextas gratuitamente.
9. O enredo de 2011, que homenageava os nordestinos, trouxe problemas à escola. Eles receberam ameaças por e-mail por causa do tema. As reclamações eram de pessoas que não aceitavam que São Paulo fosse chamada de capital do Nordeste. A escola conseguiu um inédito vice-campeonato.
10. Apesar de estar desde 2010 com o mesmo carnavalesco (Wagner Santos), a Tucuruvi passou por uma constante troca de intérpretes após a saída de Freddy Vianna (2001-2011). Vaguinho foi contratado para cantar em 2012, mas saiu antes mesmo do samba ser escolhido para dar lugar a Igor Vianna. Depois, vieram Igor Sorriso (2013), Wantuir (2014), Clayton Reis (2015, que inicialmente formaria um trio com Claudinho e Walter Júnior) e Alex Soares (2016/17).