Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades do Carnaval em São Paulo

24 de abril de 2019

 

  • As primeiras notícias do Carnaval de São Paulo datam de 1857. O Grupo Carnavalesco Os Zuavos, formado por membros do Clube de Família e da Sociedade Emancipadora Piratininga, saiu às ruas do bairro da Liberdade para pedir o fim da escravatura. O primeiro samba paulistano foi “Isto é bom”, de Xisto Bahia (1841-1894), gravado pela primeira vez em 1902. Foi com essa canção, na voz de Baiano (Manuel Pedro dos Santos), que a Casa Edison se tornou pioneira na gravação de discos de gramofone no Brasil.
  • Em 1914, um bloco carnavalesco chamado Grupo Barra Funda desfilava de camisas verdes. Logo, os integrantes passaram a ser conhecidos como “o bloco dos rapazes de camisa verde”. Para não serem confundidos com os Integralistas, grupo fascista liderado por Plínio Salgado, eles mudaram o nome do bloco para Camisa Verde e Branco. Desapareceram por um bom tempo, até voltarem em 1953. O cordão se transformou em escola de samba em 1971.
  • Havia um time de futebol no bairro do Bexiga no final da década de 1920 chamado Cai-Cai. Ele mantinha um grupo de choro, que costumava animar as festas promovidas pelos atletas. Dois rapazes que também moravam na região, Livinha e Benedito Sardinha, costumavam freqüentar às comemorações sem serem convidados e logo começaram a ser chamados de “turma do vai-vai”. Tempos depois, quando a dupla de penetras resolveu fundar seu próprio conjunto, achou interessante manter o nome. O Vai-Vai cresceu, virou bloco carnavalesco e acabou dando origem à escola de samba.
  • Alberto Alves da Silva é o nome de “Seo Nenê da Vila Matilde”, o mitológico fundador da escola de samba que leva seu apelido, uma das mais antigas, premiadas e tradicionais de São Paulo.
  • Em 1969, moradores do bairro do Ipiranga queriam chamar a atenção das autoridades para o problema das enchentes. Criaram a Imperador do Ipiranga, com carros alegóricos que imitavam barcos.
  • Os carnavalescos da escola Gaviões da Fiel são proibidas de usar verde nas fantasias e alegorias. A cor está associada ao Palmeiras, time arquiinimigo do Corinthians. A Gaviões carrega o nome da principal torcida do time paulista.
  • Em 2003, um confronto entre os blocos Independente e Pavilhão 9 acabou em morte. Os membros do Pavilhão conversavam na concentração quando alguns independentes os avistaram e começaram a bater e atirar no grupo. Três pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

12 curiosidades sobre sambas-enredo

12 curiosidades sobre sambas-enredo

1. Na primeira disputa das escolas de samba cariocas, em 1932, cada uma das agremiações poderia apresentar três sambas. Entretanto, as músicas não precisavam, necessariamente, ter um mesmo enredo.2. No ano seguinte, 1933, foram...

O que são afoxés?

O que são afoxés?

O afoxé é um cortejo que surgiu nas ruas de Salvador em 1895. O primeiro se chamava "Embaixada Africana" e era formado por negros da etnia nagô. O segundo foi o "Pândegos da África", que surgiu no ano seguinte. Os grupos que participam...

Curiosidades sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro

Curiosidades sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro

  O primeiro desfile organizado aconteceu em 1932. Contou com 19 escolas de samba — cada uma poderia apresentar até três sambas — e a campeã foi a Mangueira. A grande fama das escolas de samba, entretanto, só veio nos anos 1950, quando intelectuais vinculados ao...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This