Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

15 curiosidades do mundo da música

24 de abril de 2019

1. O cantor Nelson Ned mede 1,12 metro.

2. Rick Martin já participou do conjunto juvenil Menudo. Os integrantes eram jovens bonitos que cantavam e dançavam, como os meninos do Backstreet Boys, e fizeram muito sucesso com as meninas entre 1984 e 1985.

3. O pai do sambista Moreira da Silva era tocador de tuba.

4. O mesmo Moreira da Silva passou por uma sensação estranha quando machucou o joelho e foi para o hospital de ambulância. Entre 1926 e 1938, ele era motorista desse tipo de veículo.

5. No auge da glória, as irmãs Linda e Dircinha Batista chegaram a juntar 14 carros na garagem. Ambas adotaram como sobrenome o prenome artístico do pai, Batista Júnior, ventríloquo, humorista e cantor.

6. A música “Disparada”, apresentada em 1966, trouxe uma novidade: foi utilizada uma queixada de burro como instrumento de percussão.

7. O compositor Antônio Candeia Filho, o Candeia, trabalhava também como policial. Na madrugada de 13 de dezembro de 1965, foi atingido por um tiro na coluna vertebral, que o deixou paralítico. Candeia morreu em 1978, aos 43 anos. 

8. Em 1951, Mário de Souza Marques participava de um show em Minas Gerais. O apresentador era Zé Trindade, ator e comediante, que se esqueceu do nome do cantor. Quando viu Mário com um exemplar da revista Noite Ilustrada no bolso, Trindade lhe deu esse apelido. E assim Mário virou o cantor Noite Ilustrada.

9. Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) impunha uma censura desde 1937. Só em 1940 foram vetadas 370 letras de músicas populares por terem referências consideradas negativas.

10. Famoso autor de marchas de Carnaval, Lamartine Babo compôs o hino do América carioca, seu time de coração, e os hinos de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Bangu, Bonsucesso, Madureira, Olaria e São Cristóvão.

11. Os Canarinhos de Petropólis é o coro de meninos cantores mais antigo do Brasil. A primeira apresentação aconteceu em 15 de agosto de 1942. O repertório principal é de música sacra. 

12. Os psicólogos da Universidade Caledonian, na Escócia, divulgaram em 30 de março de 2005 que ouvir a música favorita pode aliviar a dor. Os médicos chegaram a esta conclusão depois de realizar uma pesquisa com grupo de convalescente de pequenas cirurgias. Eles foram convidados a colocar a mão em uma bacia com água gelada pelo maior tempo possível. Os que ouviam sua canção predileta conseguiam suportar o frio por um tempo cinco vezes maior que os que estavam no silêncio.

13. A banda Foo Fighters “emprestou” seu nome de um termo da ufologia. Este era o apelido dado pelos pilotos na Segunda Guerra Mundial para objetos voadores não-identificados.

14. A mãe de Paul McCartney era parteira.

15. Já o pai de Ringo, Richard Starkey, foi limpador de janelas em Grewe.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This