Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tragédias espaciais

24 de abril de 2019

 

24 de outubro de 1960
Uma plataforma de lançamento no Cazaquistão explodiu e matou 91 pessoas. Entre as vítimas estavam 40 cientistas espaciais soviéticos.

27 de janeiro de 1967
Os astronautas Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee morreram no incêndio da nave Apollo 1.

24 de abril de 1967
A nave Soyuz 1 caiu durante a aterrisagem. Seu piloto, o russo Vladimir Komarov, morreu.

21 de fevereiro de 1969
Sessenta e seis segundos depois de decolar, o foguete do projeto lunar soviético caiu sobre uma cidade. Trezentas e cinqüenta pessoas morreram.

30 de junho de 1971
A despressurização da Soyuz T-11 matou seus tripulantes (George Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev). A tripulação estava em um laboratório orbital há 24 dias.

18 de março de 1980
O propulsor do Cosmódromo Plesetsk (ex-URSS) explodiu durante seu carregamento e matou 50 técnicos em estavam no local.

28 de janeiro de 1986
O ônibus espacial Challenger explodiu 73 segundos após decolar de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Todos os 7 tripulantes morreram.

7 de setembro de 1990
Parte de um foguete norte-americano caiu de uma plataforma na Base da Força Aérea Edwards (EUA). A explosão matou uma pessoa.

1 de Fevereiro de 2003
O Columbia, primeiro ônibus especial da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), explodiu depois de reentrar a órbita terrestre. Havia sete pessoas a bordo.

22 de agosto de 2003
A explosão do foguete VLS-1, primeiro de fabricação brasileira, tirou a vida de 16 técnicos do Centro Técnico Aeroespacial em Alcântara (MA). Ele pesava 50 toneladas e tinha a altura de um prédio de 6 andares. Deveria levar ao espaço o satélite SCD-2ª, construído pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a coleta de dados meteorológicos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This