Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Metrô de Nova York (EUA)

24 de abril de 2019

 

  • A Interbourough Transit Company, empresa que pertencia ao alemão August Belmont, foi a responsável pela construção. Ele era o homem mais rico de Nova York (EUA) no início do século 20.
  • O projeto da obra leva a assinatura do general William Barclay Parsons. O engenheiro nova-iorquino trabalhou também na construção do Canal do Panamá.
  • As escavações dos túneis tiveram início em 24 de março de 1900 e levou 4 anos e meio para serem finalizadas. A inauguração do sistema ocorreu no dia 27 de outubro de 1904, às 14 horas.
  • Quem dirigiu o trem na primeira viagem do metrô foi o então prefeito George B. McClellan. O percurso ligava a rua 145, no bairro do Harlem, à Broadway.
  • Os empregados que participaram da construção eram em sua maioria italianos e irlandeses. Eles ganhavam 2 dólares por dia. Na época, os sindicatos não aceitavam negros. Os poucos que trabalharam nas obras desempenharam as funções mais perigosas.
  • Havia uma norma proibindo que os passageiros fumassem e cuspissem dentro dos trens, que possuíam assentos acolchoados e ventiladores de teto.
  • No primeiro ano de funcionamento, eram comuns ocorrerem incêndios, rompimentos de canos de água e desaparecimento de cães nos túneis do metrô.
  • Em 1915, a 7ª Avenida desabou por causa das obras do sistema. Um bonde acabou caindo dentro do buraco.
  • Entre 1941 e 1976, foi realizado o Miss Metrô, um concurso que elegia todo o mês a passageira mais bonita do meio de transporte. A vencedora tinha o pôster com seu rosto espalhado por todas as estações e vagões. A primeira Miss Metrô foi Mona Freeman, que se tornou atriz de Hollywood.
  • Em 1953, foi introduzido o token, moeda furada que servia de tíquete para o metrô. Ele saiu de circulação em 2003. O Metrocard, cartão magnético, entrou em vigor em 1997.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This