Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Pedacinho de picanha em Pequim

18 de agosto de 2008

Já escrevi aqui sobre várias excentricidades da culinária chinesa. Mas é preciso fazer justiça. Não vi chineses comendo espetinhos com escorpiões, cavalos marinhos ou centopéias. Quem se arrisca mesmo são os turistas e, principalmente, os jornalistas. Pequim tem uma quantidade incrível de bons restaurantes de todas as nacionalidades (principalmente de países asiáticos). Alguns oferecem pratos da culinária de outras regiões chinesas. Anteontem jantei num vietnamita.
As churrascarias “brasileiras” e o sistema de rodízio estão chegando a Pequim. Conheci ontem a “Gaúchos”, que fica dentro do Parque Chaoyang. Os garçons, todos chineses, ficam vestidos com trajes típicos. O bufê de saladas oferece também alguns pratos quentes. Mas os 18 tipos de carne são servidos na mesa. O cliente recebe um papel com os nomes de todas elas. A primeira foi, acredite, picanha! Estava passada demais. Depois desfilaram pela mesa alcatra, cupim, frango, lombo, coração de frango, peixe, lingüiça (bem picante), carneiro e até cervo. Os garçons cortam sempre porções pequenas.
Quando o espeto passa, o garçom risca a carne que trouxe. Cada uma é servida uma única vez. Ele não volta mais. Ninguém pergunta se você quer repetir alguma. O que eles fazem é apontar a mesa das sobremesas (frutas e bolinhos). O rodízio custa 128 yuans, mais 10% de serviço. Dá algo como R$ 35. Nada maravilhoso, mas é preciso lembrar que estamos na China.
Só a conta demorou um pouco. Os “gaúchos” estavam todos de olho na TV, que mostrava a cerimônia de premiação do tênis de mesa. Os chineses haviam ganhado o ouro e a prata. Pena que churrasco não seja modalidade olímpica…

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Eduardo

    Sou gaúcho e essa churrascaria é mto cheia de frescura para o meu gosto. Espeto-corrido que se preze tem que ter repetição das melhores carnes.

    Responder
  2. Rodrigo Ferraz

    Caro Marcelo Duarte,
    Agora sim ,vejo que dá para comer muito bem na China. (risos)…Sensacional!
    Grande abraço,
    Rodrigo Ferraz
    http://rodrigoferrazrtv.blogspot.com/

    Responder
  3. Antonio Mier

    Isso me faz lembrar os primórdios dos rodízios – aqueles que ficavam perto dos escritórios – quando foram implantados aqui em São Paulo. As carnes nobres só chegavam à mesa depois de muito tempo – esturricadas é claro. Os passadores SOCAVAM linguiça, frango e coração nos clientes.
    E só serviam suco de laranja…que era bem mais caro.
    Aliás eu tenho uma nova definição para carne bem passada: é aquela que vc escolhe e passa várias vezes pela sua mesa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This