Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ovo podre, uma iguaria chinesa

17 de agosto de 2008

“Não coma maionese na rua, meu filho. Já imaginou se o ovo estiver estragado?” Passei a infância ouvindo essa recomendação de minha mãe. Por isso, até hoje, não consigo comer maionese fora de casa. Morro de medo de encontrar um desses ovos estragados pela frente. Pois aqui em Pequim existe uma iguaria bastante apreciada que atende pelo nome de “ovo podre”. Na verdade, o prato tem outras denominações: ovo preservado, ovo dos 100 anos, ovo dos 1 000 anos. Bem, o mais importante é dizer que não se trata de um ovo comum. Trata-se de um ovo de pata, vendido em qualquer supermercado. Eles vêm embalados um a um. Para começar, a casca tem uma cor já meio acinzentada. Mas a principal surpresa aparece quando se tira a casca. A clara (que ironia!) é preta ou tem o aspecto de uma gelatina escura. A gema mistura tons verdes e cinzas. Como eles ficam assim? Os ovos ficam embalados por cerca de 100 dias numa palha com argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz. Quando está cru, o ovo tem um cheiro repugnante! Mas, pronto, ele ganha o mesmo gosto de um ovo comum, só que com uma consistência que lembra um queijo cremoso. Existem duas formas tradicionais de saboreá-lo: fatiado e mergulhado no shoyu ou em pedacinhos dentro de uma sopa de arroz.
A caminho do restaurante chinês, encontrei o Marcos César, preparador físico da seleção brasileira de handebol masculino. Ele ficou desconfiado com o nome do prato, mas topou a parada. Experimentou com um pouco de medo, gostou e repetiu. Eu só comi um pedacinho. Costumo obedecer os conselhos de minha mãe.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

A profissão de secretária

A profissão de secretária

A palavra “secretária” vem do latim e deriva dos seguintes termos: Secretarium e secretum (retiro, lugar retirado); Secreta (particular, segredo). A ideia é que as secretárias sejam pessoas que guardem segredos. Os primeiros registros da profissão de que se tem...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

31 Comentários

31 Comentários

  1. Maiiii

    Que coisa mais nojenta!
    Êta povinho estranho,com costumes estranhos!
    Graças a Deus sou brasileira e normal!

    Responder
  2. Me, Myself and I

    Muitos pratos da culinária asiática se situam no limite entre o exótico e o repugnante. Aranhas, escorpiões e gafanhotos fritos, serpentes cruas, cachorros assados e agora ovos podres! Em breve teremos fezes de urso panda flambadas….. A propósito, alguem já parou p/ analisar a gema desses ovos???? Se há aquelas bactérias que digerem matéria apodrecida????

    Responder
  3. jaqueline melo

    ekaaaaaaa…tem que ter muita coragem pra comer isso!!
    putz é mt nojento!

    Responder
  4. Anselmo Pereira Bitt

    Realmente e preciso de muita coragem para encarar essa guloseima. Alias, quase tudo que se come na china e, no minimo, extranho e pitoresco.

    Responder
  5. Tangara do Mato

    Ovo só frito e olhe lá.

    Responder
  6. Liana

    Daki a alguns anos esses chineses estarão comendo %!@$&@#..fala sério…

    Responder
  7. Alexandre

    não sei se teria coragem de experimentar essas iguarias da China…rss

    Responder
  8. eduardo soler gonsan

    que nojo

    Responder
  9. Usagi

    http://usagiatualidades.blig.ig.com.br/
    Eu vi um texto sobre isso uma vez muitos anos atrás, mas na epoca eu não dei muita importancia… e honestamente eu juro que não teria coragem de comer.

    Responder
  10. Wagner Moreira

    Esse pessoal só não come avião e perna de mesa.
    Bom domingo!

    Responder
  11. Antonio Mier

    Se cru o ovo tem um cheiro repugnante e quando servido parece um ovo comum, é melhor nínguem ficar perto do Marcos César quando ele começar a sofrer os efeitos flatulentos dessa degustação. Pode ser algo simplesmente insuportável que nenhum tapa-nariz consiga resistir…

    Responder
  12. Eliane

    Vai ser dificil ir para a china, realmente nada lá me atrai…nossa…f

    Responder
  13. Marcos°

    Ah! cada vez mais interessante os sabores da China. Cada um come o que tem vontade.
    Nesse domingo de Sol aqui em SP prefiro saborear uma Picanha.
    E o churrasco aí? Deve ser carne de ……?
    A resposta é com vc Marcelo.

    Responder
  14. marília

    Parabéns pela coragem!

    Responder
  15. Milton Correa de Mor

    Pra ser sincero…. cada povo com sua porcaria…
    Éca …….

    Responder
  16. Thaís Del Busso

    Para quem já encarou yaksoba de rua na Av. Paulista, ovo podre é fichinha!

    Responder
  17. Eduardo

    Esse ovo é incomível!

    Responder
  18. Letícia

    Fala Marcelo! Nesta eu te ganhei!
    Experimentei o tal Ovo de 1000 anos já há uns 5 anos, em um restaurante aqui de São Paulo!
    Mas é ruim, né?
    hehehe

    Responder
  19. eiti76

    Tai Marcelo… jah que ele e vendido em supermecados, pode trazer um para a Silvania e o Salomão experimentarem…hehehe

    Responder
  20. Wellington Rocha

    Por acaso não seria ovo de pata, porque aqui no brasil o pato nunca botou ovos.

    Responder
  21. Marcelo Duarte

    Tá certíssimo, Wellington! Vou corrigir. Obrigado pelo toque!

    Responder
  22. Os Pesquisadores do

    Devia-mos ter vergonha de apresentar isto como iguarias. Não são comidas, são vômitos que os orientais, investiguem e descubram que eles são os reis das doenças, se alimentam. Somos o que comemos. Não publiquem como se fosse um mérito, mas como algo nojento que é.
    http://www.previr.blig.ig.com.br

    Responder
  23. Lindolhar

    O mais interessante dessa matéria, não é a exótica iguaria chinesa chamada “ovo podre”, afinal há gosto pra tudo. Mas o fato desse tipo de ovo ser de pato e não de pata. Realmente a China é um país cuja culinária poderíamos considerar no mínimo “bizarra”.

    Responder
  24. Marcelo Duarte

    Erro meu. O texto já foi corrigido! Abraços.

    Responder
  25. Guilherme

    Na boa mas tu merece uma medalha de ouro, pq enfretar um ovo verdinho desses, tem que ser forte e campeão mesmo.

    Responder
  26. Antunes

    Não ninguém comendo %!@$&@#de gente ainda????

    Responder
  27. Danielle

    cara que nojera é essa tô fora o treco chega ta preto….uhhhhhhhhhhh

    Responder
  28. Simone Ribeiro

    Quero ver a Silvania experimentando isso num dos próximos programas .kkkkk adorei a matéria !!

    Responder
  29. ramona lins

    Por este mundo afora, a gente nem imagina, come-se e bebe-se de tudo: França (baratas, formigas tostadas(uma iguaria em restaurante de luxo), outros, bebe-se a própria urina (faz bem ao organismo), em outros países (larvas, aranhas, as famosas tanajuras (enfia-se um graveto num buraco na terra, casinha delas, após a chuva de verão, quando se puxa o graveto elas ficam grudadas no mesmo e as pessoas comem elas vivas e dizem que são uma delícia)

    Responder
  30. Acorda Brasil

    Acho engraçado e um tanto irônico o povo brasileiro criticar tanto a cultura de outros países principalmente em relação à alimentação. É como se fôssemos melhores do que os outros só por não comermos as mesmas coisas, no entanto da mesma forma que para nós é nojento algumas coisas, para outras culturas é repugnante o fato de comermos por exemplo carne de vaca (que é considerada sagrada na Índia), e ainda tem gente que a come mal passada (com sangue e tudo), sarapatel, buchada de bode, coração de galinha, chouriço, abacate batido com açucar e leite, enfim essas são as nossas comidas típicas e nem por isso devemos nos envergonhar…e olha que são igualmente nojentas se pararmos para pensar.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This