A massagem terapêutica é uma instituição chinesa. Mas o curioso é que Pequim tem várias clínicas com massagistas exclusivamente cegos. Esse é um campo de trabalho enorme para deficientes visuais. Fui fazer uma reportagem em uma delas. A clínica tinha dez massagistas cegos. Fui atendido por Niu Kan, de 25 anos, massagista desde 2000. Escolhi a reflexologia, a massagem nos pés.
Os pés ficam 5 minutos mergulhados numa tina com ervas medicinais. Depois Niu Kan entra na sala, trazido por uma moça. A massagem nos pés dura quase 1 hora. Senti muita dor no começo. Tive que pedir para ele diminuir um pouco a força. À medida que apertava um ponto, Kan ia explicando que parte do corpo estava sendo estimulada. A massagem custou 80 yuans (20 reais). Perguntei, no final, se ele tentava ficar imaginando como era cada cliente. Ele disse que não. “Os pés ficam longe do corpo, não consigo imaginar. Mas consigo ver os problemas que cada um tem”.
Última curiosidade: veja o horário de funcionamento da clínica de massagem. Aqui o dia tem mais que 24 horas!
Oi Marcelo,
Só você para achar curiosidades!
Parabéns.
Essa meia-horinha a mais está me fazendo falta aqui…
Oh, Marcelo…vc está aí a trabalho ou para relaxar? Uma hora de massagem ???
Marcelo, estou adorando ler suas experências em Beijin, logo que acordo ligo o computador para conferir o que vc anda aprontando por aì.Seu texto é divertido e os assuntos escolhidos sâo interessantes.Continue assim animado…está indo muito bem, parabéns!!!!!!!!!!1
a polícia dos bons costumes conseguiu fazer a população daí parar de ficar cuspindo toda hora e respeitar fila? fico imaginando um lugar desse aí abarrotado de gente onde a fila é totalmente ignrada, eu q sou pequenininha não ia conseguir nada nunca!
deve ser interessante…pq se for verdade q eles têm o tato mais desenvolvido, devem ser otimos masagistas
Oi Marcelo
Não conheço você, talvez por não ser ligada a futebol, e não sei como, quando vi, estava dentro do seu blog. Que surpresa agradável. Coloquei-o dentro do favorito, para que eu possa acompanhar as novidades das olimpíadas.
Abs
Ivanete
Que legal, Ivanete! Seja muito benvinda ao blog!
Marcelo,que tal vc reunir todas essas suas aventuras nas coberturas que vc fez nas Olimpiadas de Atenas e agora ai em Pequim e colocar em um livro?
Seria com certeza um grande sucesso.
Ta pra lá de sensacional seu blog
Meu irmão, deficiente visual, ficou muito interessado em aprender as técnicas da massoterapia. Além disso nós, da familia, gostariamos de conversar com alguns massoterapeutas cegos para conhecer o funcionamento da atividade. Somos do Rio e é importante que o massagista seja da cidade.