Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Massagem feita por cegos

7 de agosto de 2008

A massagem terapêutica é uma instituição chinesa. Mas o curioso é que Pequim tem várias clínicas com massagistas exclusivamente cegos. Esse é um campo de trabalho enorme para deficientes visuais. Fui fazer uma reportagem em uma delas. A clínica tinha dez massagistas cegos. Fui atendido por Niu Kan, de 25 anos, massagista desde 2000. Escolhi a reflexologia, a massagem nos pés.

Os pés ficam 5 minutos mergulhados numa tina com ervas medicinais. Depois Niu Kan entra na sala, trazido por uma moça. A massagem nos pés dura quase 1 hora. Senti muita dor no começo. Tive que pedir para ele diminuir um pouco a força. À medida que apertava um ponto, Kan ia explicando que parte do corpo estava sendo estimulada. A massagem custou 80 yuans (20 reais). Perguntei, no final, se ele tentava ficar imaginando como era cada cliente. Ele disse que não. “Os pés ficam longe do corpo, não consigo imaginar. Mas consigo ver os problemas que cada um tem”.

Última curiosidade: veja o horário de funcionamento da clínica de massagem. Aqui o dia tem mais que 24 horas!

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre os pés

10 curiosidades sobre os pés

  1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo.  2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos. 3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do...

9 Comentários

9 Comentários

  1. Denise Corrochano

    Oi Marcelo,
    Só você para achar curiosidades!
    Parabéns.

    Responder
  2. Antonio Mier

    Essa meia-horinha a mais está me fazendo falta aqui…
    Oh, Marcelo…vc está aí a trabalho ou para relaxar? Uma hora de massagem ???

    Responder
  3. Edna Coimbra Ferreir

    Marcelo, estou adorando ler suas experências em Beijin, logo que acordo ligo o computador para conferir o que vc anda aprontando por aì.Seu texto é divertido e os assuntos escolhidos sâo interessantes.Continue assim animado…está indo muito bem, parabéns!!!!!!!!!!1

    Responder
  4. Jô

    a polícia dos bons costumes conseguiu fazer a população daí parar de ficar cuspindo toda hora e respeitar fila? fico imaginando um lugar desse aí abarrotado de gente onde a fila é totalmente ignrada, eu q sou pequenininha não ia conseguir nada nunca!

    Responder
  5. Alexandre

    deve ser interessante…pq se for verdade q eles têm o tato mais desenvolvido, devem ser otimos masagistas

    Responder
  6. ivanete

    Oi Marcelo
    Não conheço você, talvez por não ser ligada a futebol, e não sei como, quando vi, estava dentro do seu blog. Que surpresa agradável. Coloquei-o dentro do favorito, para que eu possa acompanhar as novidades das olimpíadas.
    Abs
    Ivanete

    Responder
  7. Marcelo Duarte

    Que legal, Ivanete! Seja muito benvinda ao blog!

    Responder
  8. silvia possidonio

    Marcelo,que tal vc reunir todas essas suas aventuras nas coberturas que vc fez nas Olimpiadas de Atenas e agora ai em Pequim e colocar em um livro?
    Seria com certeza um grande sucesso.
    Ta pra lá de sensacional seu blog

    Responder
  9. Fernando Laurezo

    Meu irmão, deficiente visual, ficou muito interessado em aprender as técnicas da massoterapia. Além disso nós, da familia, gostariamos de conversar com alguns massoterapeutas cegos para conhecer o funcionamento da atividade. Somos do Rio e é importante que o massagista seja da cidade.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This