ERUPÇÃO DO VESÚVIO79 d.c
No dia 24 de agosto, um vulcão no sul da Itália causou a destruição de duas grandes cidades, Pompéia e Herculano. O Vesúvio dizimou grande parte da população e deixou Pompéia soterrada durante séculos. A cidade só foi descoberta em 1738.

1883
Uma erupção do Krakatoa matou 36 mil pessoas na Indonésia. No dia 25 de agosto, ondas de 35 metros destruíram 2/3 da ilha que leva o mesmo nome de seu mundialmente conhecido vulcão.

1902
Em 8 de maio, o vulcão Monte Pelado matou 28 mil pessoas na pequena ilha de Martinica, território francês localizado no Caribe.

1912
Em junho, no Alasca, ocorreu a maior erupção registrada pelo homem. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de gases tóxicos que escureceu um raio de 200km durante 60 horas. Como a região era pouco habitada, não houve vítimas.

1980
Na manhã de 18 de maio,o monte Santa Helena escureceu o céu de Washington, Estados Unidos. O estrondo da maior erupção vulcânica da história do país foi ouvido e sentido num raio de 300km. A força da explosão atirou rochas a mais de 10 km de altura e espalhou cinzas por seis Estados americanos e três Províncias canadenses. 57 pessoas e pelo menos 7 mil animais de grande porte morreram na explosão.

1985
O Nevado del Ruiz matou 23 mil pessoas na Colômbia. Como uma grande locomotiva, as lavas levaram arrastaram toneladas de pedras, cinzas, terra e água sobre a população.

1991
O Pinatubo, nas Filipinas, causou uma das maiores erupções do século XX. Graças aos avisos dados à população, o número de mortes ficou em torno de 800. Os efeitos da explosão puderam ser sentidos mundialmente, com uma queda média de 0,5º C na temperatura. Além disso, o material expelido causou um perceptível aumento na destruição da camada de ozônio.