A cerveja mais popular da China é a Tsingtao (fácil de ser encontrada no Brasil também). Ela existe desde 1903. Foi a primeira cerveja fabricada na China por alemães da cidade de Qindao. A história dessa cidade portuária é curiosa. Em 1898, dois missionários alemães foram assassinados na China e, como indenização, o governo chinês entregou Qindao em troca. Quando a Alemanha perdeu a Primeira Guerra, o Tratado de Versalhes deu a cidade ao Japão, que montou ali uma base naval. Isso irritou demais os chineses. O país só voltou a ter domínio de Qindao em 1945, depois da Segunda Grande Guerra. Hoje, ela é um balneário chique e é chamada de “Suíça Chinesa”.
Mas esse post não é sobre a Tsingtao, mas sobre as cervejas curiosas que encontrei na China. A primeira, da esquerda para a direita, tem aroma de lichia. Na verdade, ela parece um refrigerante. É transparente, bem fraquinha. A cerveja de abacaxi (centro) é horrorosa. Só tem cor de abacaxi. Não faz espuma, tem um gosto de água suja. A que mais lembra cerveja de verdade é a de arroz. Tem gradação de 3,6% de álcool, tem cor de cerveja e faz muita espuma.
Caro Marcelo Duarte,
Você de fato está nos dando um grande “leque” de curiosidades da China. Mais uma vez ,Parabéns a ti e tua equipe!
Ref a cerveja ,eu não bebo ,mas considerando que uma delas tem gosto de refrigerante dá para experimentar ,agora ,gosto de agua suja não dá não (risos).
Grande abraço,
Rodrigo Ferraz
http://rodrigoferrazrtv.blogspot.com/
…vc tem certeza que essa água suja que chamam de abacaxi é cerveja mesmo? Não espuma, é amarela…
A embalagem traz também o nome em inglês: Pineapple Beer!
Oi Marcelo, tudo bem?
Estou gostando das curiosidades!
Gostaria que você pesquisasse porque a Austrália veste amarelo e “rouba” nossas cores se a bandeira deles não é desta cor.
Acho que atrapalha o nosso desempenho!
É uma curiosidade que gostaria que você esclarecesse.
Beijos.
De toda nossa família que torce por você e pelo Brasil!
Denise Corrochano
São Caetano do Sil – SP
Traz uma cerveja da China pra nós! :p