Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Acidentes com submarinos

24 de abril de 2019

1968
Em maio, a explosão de um torpedo transportado por um submarino nuclear americano matou 99 pessoas. O Scorpion estava a sudeste do Arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico.

1970
O submarino francês Eurydike, movido a diesel, afundou na Costa de Saint Tropez, no Mar Mediterrâneo. A explosão aconteceu em março e matou seus 57 tripulantes.

Um incêndio no submarino nuclear soviético K-8 provocou a morte de 88 tripulantes. O acidente aconteceu em Abril, perto da costa da Espanha, na Baía de Bizcaya.

1983
Em junho, um submarino nuclear soviético afundou perto da Península de Kamchatka, no Pacífico Sul. Um furo no tubo lança torpedos causou a morte dos 900 tripulantes do K-42.

2000
A detonação acidental de torpedos causou a morte de 118 homens a bordo de um submarino nuclear russo. O Kursk afundou no Mar de Barents.

2003
Durante uma missão de treinamento no Mar Amarelo, 70 marinheiros chineses morreram em um submarino. O acidente aconteceu porque as baterias da embarcação filtraram um ácido que, ao se misturar com a água salgada, acabou criando um gás tóxico que asfixiou a tripulação.

2008
O acidente ocorreu no Mar do Japão. Vinte pessoas a bordo do submarino K-152 “Nerpa” morreram asfixiadas depois de inalar o gás freon, liberado pelo sistema de incêndio, ativado por engano.

2013
O submarino militar “INS Sindhurshak” foi destruído por uma explosão no estaleiro de Bombaim (oeste da Índia) em que estava estacionado, não deixando sobreviventes entre os 18 marinheiros que estavam a bordo.

Leia também:
A origem do Dia do Submarinista (17/07)
Como um submarino consegue ficar debaixo da água?

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre os pés

10 curiosidades sobre os pés

  1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo.  2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos. 3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do...

Xingamentos e palavrões

Xingamentos e palavrões

Por que xingar é tão bom? Depois de acertar o dedo com um martelo, o pesquisador Richard Stevens, da Universidade de Keele, na Inglaterra, tentou entender. O acadêmico realizou um teste interessante: juntou várias pessoas e fez com que elas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This