Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem do selo

24 de abril de 2019
  1. O primeiro selo do mundo é conhecido como “One Penny Black”, selo negro que trazia o rosto da rainha Vitória em branco, lançado na Inglaterra, em 6 de maio de 1840. Os ingleses nem colocaram o nome do país no selo.
  2. Rowland Hill (1795-1875), membro do Parlamento inglês, assistiu à entrega de uma carta a uma jovem camponesa, que deveria pagá-la. Antes da criação do selo, o destinatário é quem pagava a tarifa. Mas ela afirmou que não tinha dinheiro. Por esse motivo, a carta deveria voltar ao remetente. Hill se ofereceu para pagar, mas soube que o remetente encontrou um método de se comunicar por códigos no próprio envelope. Ele colocava sinais para informar como ia o seu trabalho. Assim poupava o dinheiro de sua família. Hill percebeu aí que o Correio estava sendo lesado e decidiu obrigar o remetente a pagar na hora do envio.
  3. O Brasil foi o terceiro país do mundo a implantar os selos postais. A primeira série era chamada de “olhos-de-boi”, nos valores de 30, 60 e 90 réis, e apareceram em 1º de agosto de 1843, pouco depois de um selo lançado em Zurique, na Suíça.
  4. O selo de 60 réis era usado para cartas dentro do país e o de 90 réis para cartas enviadas para o exterior. Foram impressos 1,5 milhão de selos de 60 réis, 1,15 milhão de selos de 30 réis e apenas 350 mil de 90 réis. Ainda assim sobraram 466.711 selos, que foram incinerados em 1844, quando uma outra série foi lançada. O Brasil também teve as séries “olhos-de-cabra” e “olhos-de-gato” (coloridos).
  5. Esses selos não eram picotados. O funcionário do Correio era obrigado a tirá-lo da folha com uma tesoura.
  6. Os primeiros selos brasileiros não traziam o retrato do imperador Pedro II para evitar que os funcionários do Correio colocassem “sobre sua soberana face” o carimbo postal, “destruindo suas feições”. A efígie do monarca só deveria aparecer em “objetos perduráveis e dignos de veneração”.  Apenas em 1866 o Brasil lançou seu primeiro selo com o nome do país e o retrato do imperador. A foto foi feita por um fotógrafo americano.
  7. Sabia que a palavra “filatelia” está errada? Ela vem do grego “filo” (amor de) e “teli” (taxa ou, no caso, o selo que a substitui). Quando o colecionador francês Herpin foi usar a palavra pela primeira vez, em 3 de novembro de 1864, ele se equivocou. A palavra deveria ser “filotelia”, mas apareceu como “filatelia” no primeiro jornal filatélico do mundo, o “Collectionneur de Timbre-Poste”. Pode ser que o engano tenha sido do linotipista. Apenas em grego se diz “filotelia”.
  8. Filatelista é o nome que se dá ao colecionador de selos. No dia 22 de março de 1851, T.H.S. Smith publicou um anúncio no jornal londrino “Family Herald”. Procurava outros colecionadores para trocar selos. Naquele momento, apenas 154 selos tinham sido lançados no mundo inteiro. Smith é conhecido como o primeiro filatelista do mundo.
  9. “The Omnibus Club” foi o primeiro clube filatélico criado no mundo. Foi no ano de 1856 nos Estados Unidos.
  10. Os primeiros selos tinham apenas três desenhos: a efígie, o brasão e a cifra, ou uma mistura deles. Somente no começo do século XX começaram a surgir os selos com motivos comemorativos. O primeiro país a emitir um selo comemorativo foi o Peru. O selo trazia a imagem de uma estrada de ferro.
  11. A primeira série comemorativa brasileira foi lançada em 1º de janeiro de 1900, com quatro selos, e festejava o quarto centenário do descobrimento.
  12. O Brasil lançou, em 1974, o primeiro selo do mundo com palavras em braille.

Leia também: A origem do Dia do Selo

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

A profissão de secretária

A profissão de secretária

A palavra “secretária” vem do latim e deriva dos seguintes termos: Secretarium e secretum (retiro, lugar retirado); Secreta (particular, segredo). A ideia é que as secretárias sejam pessoas que guardem segredos. Os primeiros registros da profissão de que se tem...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This