Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Lei do Silêncio

24 de abril de 2019
  1. A Lei do Silêncio prevê que entre 10 da noite e 7 da manhã não se ultrapasse o nível de 50 decibéis.
  2. Não é difícil saber se sua audição é normal. Os que ouvem bem conseguem detectar sem dificuldade o tique-taque de um relógio.
  3. Pessoas com uma perda leve de audição sentem dificuldade em entender o outro em uma conversa normal, principalmente quando há ruídos.
  4. Quem perdeu quantidade moderada da audição sente dificuldade em conversar ao telefone.
  5. Pessoas com perda severa de audição só ouvem sons mais altos do que o de uma impressora rotativa.
  6. Os que perdem profundamente a audição só são capazes de ouvir barulhos como o som da turbina de avião, do disparo de um revólver ou do tiro de um canhão.
  7. Quem anda a 50 metros de um trio elétrico recebe um ruído de 96 db. Em cima do trio, o barulho é de 100 db. Num camarote a 10 metros do trio, ouve-se um som de 110 db. E logo atrás do trio elétrico (a até 1,5 metro do carro), o ruído é de 114 db!
  8. Sons inofensivos ao ouvido humano: murmúrio; roçar de folhas; passarinhos; respiração; cochicho; barulho da torneira; jardim tranquilo; sussurro; biblioteca; relógio; geladeira; aspirador de pó; sala vazia; bebê chorando; conversa em tom normal; ar condicionado; aparelho de som no volume normal; latido de cão de companhia.
  9. Sons prejudiciais ao ouvido humano: barulho em sala de aula; pessoa tocando piano; despertador; furadeira; bronca; pregão da Bolsa de Valores; festa em bares; toque do telefone; carros em vias de tráfego alto; lanchonete muito barulhenta; secador de cabelo; metrô; liquidificador; britadeira; bateria de escola de samba; sirene de ambulância; cortador de grama; latido de cão de guarda; caminhão; música alta no fone de ouvido; carro de som; pátio de escola ou faculdade no intervalo de aulas; concerto musical; motocicleta; motosserra; tiro; turbina de avião; alto-falante; avião a jato; britadeira; show de rock; estrondo de um rojão; vuvuzela.
  10. Veja o efeito nocivo de diferentes níveis de ruído:
    – 35 db: interferências nas conversas em ambientes fechados.
    – 55 db: distúrbios do sono.
    – 70 db: distúrbios no aprendizado.
    – 75 db: irritação e desconforto.
    – 80 db: aumento dos batimentos cardíacos, descarga de adrenalina no corpo e hipertensão.
    – 90 db: danos ao sistema auditivo.
    – 110 db: danos permanentes à audição.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre a população mundial

10 curiosidades sobre a população mundial

1. Em 2015, a população mundial era estimada em aproximadamente 7,3 bilhões de pessoas. 2. O continente mais populoso é o asiático, com 60% da população do planeta – em 2013, eram 4,3 bilhões de...

O maior do mundo

O maior do mundo

Com 192 andares e 828 metros de altura, o Burj Dubai é o maior prédio do mundo.   Ele é 319 metros mais alto que o segundo colocado, o Taipei 101, de Taiwan, que tem 509 metros de altura.   Em comparação ao edifício...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This