1. Terça-feira 13
É o equivalente grego de nossa sexta-feira 13. Na data, muitos comerciantes não ousam nem abrir suas lojas e restaurantes. A superstição vem de uma terça-feira terrível ocorrida em 1453, quando os turcos otomanos tomaram a cidade de Constantinopla e passaram a dominar todos os impérios bizantinos, incluindo a Grécia. A ocupação durou quase quatro séculos, e só terminou em 1832, com a revolução grega. O curioso é que, para eles, o 13 não traz azar, mas boa sorte, já que é o número de pessoas sentadas à mesa durante a Santa Ceia. No entanto, quando combinado à terça-feira, o número representa desastre na certa.
2. Dinheiro atrai dinheiro
Por causa desta crença, carteiras gregas nunca ficam completamente vazias. Além disso, é costume presentear carteiras com uma ou duas moedas, que atrairiam boa sorte à pessoa.
3. Ano Novo
Acredita-se que, se a primeira pessoa a passar o batente da porta após a meia-noite do Ano Novo for morena e carregar uma pá cheia de carvão, o ano será cheio de sorte.
4. Corvos
Para os gregos, ver os pássaros é um mau-presságio, entre eles a morte de alguém.
5. Pesca
Os pescadores creem que cuspir em suas redes afasta o mal.
6. Olho
O amuleto serve para se proteger do mal olhado. Eles acreditam que o azul do olho “reflete” o mal. Há também os que creem que as pessoas de olhos azuis são perigosas, ainda mais se eles vêm te elogiar.
7. Alho
Também é usado como um tipo de amuleto. Outra prática comum é dizer skordo (alho em grego) bem baixinho e cuspir 3 vezes em si quando se é elogiado.
8. Cacto
Costuma-se colocar a planta bem na entrada da casa para manter todo o mal longe.
9. Tocar o vermelho
Quando duas pessoas falam juntas, é hábito tocar algo vermelho para evitar discussões.
10. Sapatos com a sola virada
Os gregos acham que deixar a sola do sapato virada para cima atrai azar. Eles recomendam que se diga skordo (alho) toda a vez que isso acontecer, pois evita a chegada da má sorte.