Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Esquadrilha da Fumaça

24 de abril de 2019

 

1. A primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça aconteceu em 14 de maio de 1952, quando um grupo de pilotos da Escola de Aeronáutica decidiu apresentar as acrobacias que treinava publicamente.

2. O objetivo dos quatro instrutores de voo era provar aos cadetes que eles poderiam confiar no equipamento e nas instruções que recebiam.

3. Apesar de ter aparecido em 1952, a fumaça só foi introduzida na esquadrilha um ano depois, em 1953. A ideia era proporcionar um atrativo a mais para o público que fosse assistir às apresentações.

4. Desde então, a fumaça é produzida da mesma forma: um tanque extra de óleo é acoplado à aeronave. Esse óleo, quando exposto a altas temperaturas, se transforma em vapor branco. O controle é feito de dentro da cabine, e o comando para que todos acionem o dispositivo é o grito de guerra da esquadrilha, “Fumaça já!”.

5. As apresentações são realizadas entre o período de 1º de março a 16 de dezembro. Entre a segunda quinzena de dezembro e janeiro, os pilotos estão de férias. Fevereiro é usado para incorporar novos pilotos à Esquadrilha e para treinamento de novas manobras.

6. Há três tipos de apresentações da Esquadrilha: bom tempo, mau tempo e uma para feira internacionais. Em cada uma delas, as manobras apresentadas e a duração diferem. Para feiras, por exemplo, a Esquadrilha considera que haverá publico posicionado abaixo das aeronaves; por isso, realizam manobras menos arriscadas.

7. Atualmente, para entrar na Esquadrilha da Fumaça, o piloto da Aeronáutica deve ser pelo menos tenente, e ter 1.500 horas de voo. Depois disso, passa por um treinamento de 70 missões de 1 hora cada, que dura entre 2 e 3 meses. Mesmo depois de estrear, o piloto continua participando de treinamentos antes de cada exibição.

8. Cada piloto considera uma manobra em especial a mais difícil. Mesmo assim, a maioria concorda que as manobras em que o avião vira de cabeça para baixo muito rápido apresentam grau de dificuldade maior.

9. Cada apresentação da Esquadrilha da Fumaça dura 35 minutos, e é composta por 22 manobras.

10. O nome oficial da Esquadrilha da Fumaça é Esquadrão de Demonstração Aérea. Sua sede fica em Pirassununga, no interior de São Paulo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This