ESQUADRILHA DA FUMAÇA

1. A primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça aconteceu em 14 de maio de 1952, quando um grupo de pilotos da Escola de Aeronáutica decidiu apresentar as acrobacias que treinava publicamente.

2. O objetivo dos quatro instrutores de voo era provar aos cadetes que eles poderiam confiar no equipamento e nas instruções que recebiam.

3. Apesar de ter aparecido em 1952, a fumaça só foi introduzida na esquadrilha um ano depois, em 1953. A ideia era proporcionar um atrativo a mais para o público que fosse assistir às apresentações.

4. Desde então, a fumaça é produzida da mesma forma: um tanque extra de óleo é acoplado à aeronave. Esse óleo, quando exposto a altas temperaturas, se transforma em vapor branco. O controle é feito de dentro da cabine, e o comando para que todos acionem o dispositivo é o grito de guerra da esquadrilha, “Fumaça já!”.

5. As apresentações são realizadas entre o período de 1º de março a 16 de dezembro. Entre a segunda quinzena de dezembro e janeiro, os pilotos estão de férias. Fevereiro é usado para incorporar novos pilotos à Esquadrilha e para treinamento de novas manobras.

6. Há três tipos de apresentações da Esquadrilha: bom tempo, mau tempo e uma para feira internacionais. Em cada uma delas, as manobras apresentadas e a duração diferem. Para feiras, por exemplo, a Esquadrilha considera que haverá publico posicionado abaixo das aeronaves; por isso, realizam manobras menos arriscadas.

7. Atualmente, para entrar na Esquadrilha da Fumaça, o piloto da Aeronáutica deve ser pelo menos tenente, e ter 1.500 horas de voo. Depois disso, passa por um treinamento de 70 missões de 1 hora cada, que dura entre 2 e 3 meses. Mesmo depois de estrear, o piloto continua participando de treinamentos antes de cada exibição.

8. Cada piloto considera uma manobra em especial a mais difícil. Mesmo assim, a maioria concorda que as manobras em que o avião vira de cabeça para baixo muito rápido apresentam grau de dificuldade maior.

9. Cada apresentação da Esquadrilha da Fumaça dura 35 minutos, e é composta por 22 manobras.

10. O nome oficial da Esquadrilha da Fumaça é Esquadrão de Demonstração Aérea. Sua sede fica em Pirassununga, no interior de São Paulo.