Quem inventou os símbolos que representam palavrões nos quadrinhos?

24 de setembro de 2020

 

Até onde se sabe, o primeiro cartunista a usar esse recurso de “cobras e lagartos” nos balõezinhos foi Thierry Smolderen numa publicação obscura, que satirizava os serviços públicos de telefonia e eletricidade, nos Estados Unidos, em 1877. Segundo o jornalista Marcelo Alencar, especialista em quadrinhos, tratava-se, na verdade, de uma narrativa ilustrada, e não exatamente uma HQ.

Em 1º de novembro de 1901, o cartunista americano Gene Carr (1881-1959)  usou esses rabiscos pela primeira vez numa tira de quadrinhos intitulada Lady Bountiful. Quem popularizou o recurso foi o germano-americano Rudolph Dirks (1877-1968), a partir do ano seguinte, nas aventuras de Os Sobrinhos do Capitão.

Quem se valeu das “cobras e lagartos” com mais criatividade foi a dupla francesa René Goscinny-Albert Uderzo, os pais de Asterix, que adaptavam graficamente os xingamentos conforme a nacionalidade do xingador.

Artigos Relacionados

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

O Rijksmuseum, o museu nacional de Amsterdã, propôs à empresa de brinquedos alemã Playmobil a criação de cinco conjuntos inspirados em obras-primas de sua coleção. "A Leiteira" (1660), de Johannes Vermeer, e "A Ronda Noturna" (1642), de Rembrandt, ambos holandeses,...

Quem criou o quadro “Dinossauro na Estrada”?

Quem criou o quadro “Dinossauro na Estrada”?

Em 1980, o artista suíço Giuseppe Reichmuth recebeu uma encomenda de um amigo, Albert Ernst, dono de uma galeria de arte em Zurique. Ele preparava a curadoria da exposição "Green 80", na cidade de Basiléia, e queria algo inédito de Reichmuth. A ideia inicial foi fazer...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *