Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou os símbolos que representam palavrões nos quadrinhos?

24 de setembro de 2020

 

Até onde se sabe, o primeiro cartunista a usar esse recurso de “cobras e lagartos” nos balõezinhos foi Thierry Smolderen numa publicação obscura, que satirizava os serviços públicos de telefonia e eletricidade, nos Estados Unidos, em 1877. Segundo o jornalista Marcelo Alencar, especialista em quadrinhos, tratava-se, na verdade, de uma narrativa ilustrada, e não exatamente uma HQ.

Em 1º de novembro de 1901, o cartunista americano Gene Carr (1881-1959)  usou esses rabiscos pela primeira vez numa tira de quadrinhos intitulada Lady Bountiful. Quem popularizou o recurso foi o germano-americano Rudolph Dirks (1877-1968), a partir do ano seguinte, nas aventuras de Os Sobrinhos do Capitão.

Quem se valeu das “cobras e lagartos” com mais criatividade foi a dupla francesa René Goscinny-Albert Uderzo, os pais de Asterix, que adaptavam graficamente os xingamentos conforme a nacionalidade do xingador.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This