Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Maior colecionador de Monopoly do mundo não gosta do jogo

6 de janeiro de 2021

O inglês Neil Scall, 51 anos, residente em Sussex, a 88 quilômetros de Londres, entrou para o Guinness Book em julho de 2016. Ele é desde então dono da maior coleção do jogo Monopoly no mundo (no Brasil, o famoso jogo de tabuleiro atende também pelo nome de Banco Imobiliário).

Durante um domingo e uma segunda-feira inteiros, Scall e amigos ficaram contando, catalogando e fotografando todas as versões que estavam na casa do colecionador. Muitas caixas estavam guardadas num galpão de armazenamento – a maioria lacrada e embrulhada em embalagens da Amazon e do Ebay. No final da jornada, eles chegaram a um total de 1.800 unidades – quase quatro vezes mais o recorde anterior. Scall recebeu o seu diploma.

Neil, então gerente de serviços do Aeroporto de Heathrow, que a coleção nasceu em 2005. Ele comprou uma edição especial de Monopoly como recordação de viagem da Nova Zelândia. Trouxe outros de viagens seguintes e os amigos e parentes começaram a fazer o mesmo. Quando se tornou conhecido, Scall passou a receber jogos até de desconhecidos espalhados pelo mundo.

O curioso é que, na ocasião, o recordista revelou que fazia 20 anos que não jogava uma partida de Monopoly. Nem gostava tanto assim da dinâmica da partida. Iniciou a coleção apenas por ele fazer parte da memória afetiva de sua família. “Eu costumava brincar o tempo todo com meus irmãos”, declarou.

A novidade é que Scall atingiu um novo patamar da coleção no final de 2020. Ele bateu a marca de 3.000 unidades. Mas agora a coleção não fica mais escondida. Tudo fica documentado na página de Facebook Monoponeil. Em 30 de dezembro, por exemplo, ele apresentou o exemplar número 3008, que veio da Grécia.

Pelos seus próprios cálculos, Scall revela que já gastou 150 mil libras com a coleção (o equivalente a 1 milhão de reais). Mas a coleção ainda está longe do final. Já foram lançadas cerca de 10 mil edições de Monopoly ao longo da história em todo o mundo.

Leia também:
A briga entre Monopoly e Banco Imobiliário
Curiosidades sobre 10 brinquedos
Meu primeiro Banco Imobiliário
A história não contada do jogo Banco Imobiliário no Brasil

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Intrigas e disputas nos bastidores do Dicionário Aurélio

Intrigas e disputas nos bastidores do Dicionário Aurélio

O "Aurélio", lançado em 1975,  é até hoje o maior fenômeno editorial brasileiro. Tanto que seu nome virou sinônimo para dicionário no Brasil. Atrás desse sucesso, no entanto, há uma história cheia de intrigas e disputas, reveladas pelo jornalista Cézar Motta no livro...

Os fãs mais famosos de Topo Gigio

Os fãs mais famosos de Topo Gigio

Em "Mister Show", programa que a TV Globo começou a exibir em 1969, Agildo Ribeiro contracenava com um boneco orelhudo e olhos sonhadores. Era o ratinho Topo Gigio - uma mistura de fantoche e marionete, manipulado por três titereiros, escondidos em um fundo preto. O...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This