Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Viva! As “pin-ups” estão de volta!

13 de abril de 2009

Nos anos 1940 e 1950, fotos de mulheres sensuais ganharam o nome de “pin-up”. Por quê? O destino das fotos era ser pendurada nas paredes de marmanjos nos Estados Unidos. A palavra “pin”  significa “fixar, segurar, prender” em inglês.

Além de causar polêmica pelo conteúdo de suas canções – em “I Kissed a Girl”, ela comenta como “beijou uma garota e gostou” –  a cantora Katy Perry foi uma das responsáveis pela volta do visual pin-up ao cenário artístico.


Uma das maiores referências no estilo ainda é a atriz e modelo Bettie Page. Ela nasceu no dia 22 de abril de 1923, na cidade de Nashville, no Tennessee. Cursou Artes e tornou-se modelo na década de 1940. A fama veio depois de um ensaio sensual para a revista Playboy, em janeiro de 1955.  Hugh Hefner, criador da Playboy, considerava Bettie Page “a modelo do século XX”.

Outra pin-up bastante conhecida é Betty Boop, personagem criada pelo desenhista Grim Natwick em 1930. Seu corpo foi inspirado nas curvas da atriz Mae West


Considerada uma das mais belas atrizes de Hollywood, Scarlett Johannson nasceu em Nova York no dia 22 de novembro de 1984.  A atriz de “Vicky, Cristina, Barcelona” costuma aparecer com um visual baseado nas pin-ups clássicas.

Leia também:
Bettie Page e o surgimento das pin-ups
Estilista paranaense cria a primeira escola para modelos pin-ups do Brasil

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Marcelo Moraes

    Nossa, que legal! Como já estamos acostumados com este lance de modas que somem e depois voltam, eu confesso que desconhecia sobre este assunto, mas já havia reparado em algumas fotos mais recentes este “novo modelito” .

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This