Nos anos 1940 e 1950, fotos de mulheres sensuais ganharam o nome de “pin-up”. Por quê? O destino das fotos era ser pendurada nas paredes de marmanjos nos Estados Unidos. A palavra “pin”  significa “fixar, segurar, prender” em inglês.

PIN-UPS

Além de causar polêmica pelo conteúdo de suas canções – em “I Kissed a Girl”, ela comenta como “beijou uma garota e gostou” –  a cantora Katy Perry foi uma das responsáveis pela volta do visual pin-up ao cenário artístico.

Katy Perry
Uma das maiores referências no estilo ainda é a atriz e modelo Bettie Page. Ela nasceu no dia 22 de abril de 1923, na cidade de Nashville, no Tennessee. Cursou Artes e tornou-se modelo na década de 1940. A fama veio depois de um ensaio sensual para a revista Playboy, em janeiro de 1955.  Hugh Hefner, criador da Playboy, considerava Bettie Page “a modelo do século XX”.

Bettie Page

Outra pin-up bastante conhecida é Betty Boop, personagem criada pelo desenhista Grim Natwick em 1930. Seu corpo foi inspirado nas curvas da atriz Mae West

Helen Kane e Betty Boop
Considerada uma das mais belas atrizes de Hollywood, Scarlett Johannson nasceu em Nova York no dia 22 de novembro de 1984.  A atriz de “Vicky, Cristina, Barcelona” costuma aparecer com um visual baseado nas pin-ups clássicas.

Leia também:
Bettie Page e o surgimento das pin-ups
Estilista paranaense cria a primeira escola para modelos pin-ups do Brasil