Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre Charles Aznavour

24 de abril de 2019
  1. O filho de imigrantes armênios Charles Aznavour nasceu em Paris, em 22 de maio de 1924. Seu pai, Michael Aznavourian, era cantor e dono de restaurante e sua mãe, Knar Bagdasarian, atriz. A família migrou para a França fugindo da perseguição turca na Armênia. O cantor possui título honorário de “embaixador itinerante da Armênia”.
  2. Charles, cujo nome original é Varenagh Aznavourian, teve formação musical eclética: seu pai se encarregou de ensinar canções russas, judaicas, ciganas, italianas e armênias. Mais tarde, apaixonou-se pelos tangos argentinos de Carlos Gardel e pelas músicas árabe, espanhola e iraniana.
  3. O cantor aprendeu inglês ouvindo músicas de Fred Astaire, Mel Torme e Frank Sinatra, mas nunca se sentiu totalmente à vontade com a língua. Em 2006, em sua turnê de despedida em Nova York, só cantou com a condição de ficar “desobrigado ” a cantar em inglês.
  4. No início da carreira, era atormentado pelo estigma de possuir um “físico difícil e uma voz ingrata”. Antes da fama, Charles foi ator, jornaleiro, cantor de bar e pintor. Considerado o “monstro sagrado da canção francesa”, ele já vendeu cerca de 100 milhões de discos, compôs 700 canções e participou de 60 filmes.
  5. Ele descreveu sua relação com a cantora Edith Piaf como uma “amitié amoureuse” (amizade amorosa). A expressão, segundo ele, significa “mais do que amizade, menos do que amor”. Os dois chegaram a morar juntos, mas Aznavour nega a existência de um caso de amor entre eles.
  6. Em 1946, Charles Aznavour casou-se com a namorada, Micheline. O casal teve dois filhos: Séda (1947) e Charles (1952). Com o fim do casamento, em 1956, Aznavour casou-se com Evelyne Plessis, com quem teve o filho Patrick.
  7. O terceiro casamento aconteceu em 1968, com a sueca Ulla Thorsell, em Las Vegas. Charles e Ulla tiveram Katia, em 1968, e Nicolas, em 1977. Em 2006, Aznavour fez o seguinte comentário sobre o casamento: “Eu estou casado com a mesma mulher há 43 anos. No meu ramo, isso é um recorde.”
  8. Apesar de nunca ter gravado nenhuma música em português, Aznavour entrou em contato com a nata da MPB brasileira nos anos 50, durante uma visita à amiga cantora Marlene. Ela preparou uma festa com Tom Jobim, João Gilberto, Elizeth Cardoso e Agostinho dos Santos.
  9. A autobiografia “Le Temps des Avants” (O Tempo do Antes), lançada em 2004, foi traduzida em 12 línguas e vendeu mais de 250 mil exemplares só da edição francesa

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This