Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

23 de agosto de 2021

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles:

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Tarcísio Meira

  1. Em 1963, Tarcísio e a mulher, Glória Menezes, estrearam a novela “2-5499 Ocupado”, a primeira a ser exibida diariamente. Ao mesmo tempo, os dois apresentaram a série “Eu, você e Wallig”, programa semanal quase nos mesmo moldes de “Alô, Doçura”.
  2. No ano seguinte, Tarcísio acabou estrelando uma fotonovela juntamente com Glória Menezes. Na verdade, ambos faziam parte do elenco da novela “Uma Sombra em Minha Vida”, de Cristina Leblon, exibida pela TV Excelsior. Trechos de imagens da novela eram transformados em fotos e levados à revista “Intervalo” na forma de fotonovela semanal, utilizando o mesmo título da TV.
  3. Em 1983 e 1984, Tarcísio fez o papel de Felipe em “Guerra dos Sexos”, de Sílvio de Abreu. Felipe era o único herdeiro de Charlô (Fernanda Montenegro), sua mãe adotiva, e de Otávio (Paulo Autran), seu tio. Tarcísio mostrou toda sua versatilidade nessa novela. Felipe era um personagem extremamente cômico. Fez até cena andando somente de cueca num shopping.

Paulo José

  1. O diretor da TV Globo Mário Lúcio Vaz, que sempre cuidou da escalação do elenco de novelas, vetou várias vezes Paulo José. E explicava: “Ator a gente tem demais. Diretores bons são muito poucos”.
  2. “Ciranda, Cirandinha” (1978), de Paulo Mendes Campos, foi um teledrama dirigido por Paulo José. Foi a estreia de Lauro Corona e o segundo trabalho de Fábio Jr.. Durante uma gravação numa boate, enquanto esperavam a luz ficar pronta, os atores se reuniram junto ao piano e Fábio Jr. começou a tocar e cantar “Let it Be”, dos Beatles. Paulo não sabia que Fábio cantava e tocava piano. Achou que aquilo poderia dar uma boa cena e resolveu colocá-la no programa. Quando estava ajustando o plano inicial da sequência, sentiu falta de um elemento qualquer que melhorasse a composição do quadro. Uma garrafa de uísque colocada sobre o piano resolveu o problema. Uma semana depois da exibição do especial, Paulo José recebeu em casa uma caixa de uísque Teacher’s . Só então ele se deu conta de que era essa a marca do uísque em cena. A caixa veio com um cartão com os agradecimentos da empresa pela bela divulgação de seu produto. Sem querer Paulo José havia feito o que depois seria formalizado e oficializado como merchandising.
  3. Paulo José era chamado de “Shazan”. O personagem da novela “O Primeiro Amor” e depois do seriado “Shazan, Xerife & Cia.” marcou muito a infância e adolescência das pessoas da década de 1970. Por isso, era comum ele ouvir a frase: “Paulo José, você foi a Xuxa de minha infância”.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This