Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Brincadeiras

24 de abril de 2019

 

Bibolquês
Consiste em uma bola com um furo ligada a por uma corda a um bastão. O objetivo é encaixar a tal bolinha no bastão a atirando para o ar. Os índios fabricam o brinquedo com castanha da floresta.

Jogo da Onça
Jogo de estratégia parecido com o jogo de damas. Uma pessoa assume o papel da onça, que tem que capturar 5 cachorros, representados pelo adversário. Os cachorros, por sua vez, precisam encurralar a onça (deixá-la sem condições de se movimentar). Ganha quem cumprir seu objetivo primeiro. A partida é disputada em um tabuleiro quadriculado desenhado no chão.

Tidymure
Espécie de boliche praticado apenas pelas meninas. No centro da aldeia, é montada uma pista retangular com uma vareta de bambu em cada ponta. Os jogadores têm que derrubar o maior número de varetas usando uma bola (que entre os índios é a fruta do marmeleiro).

Sucuri
Jogo encontrado na tribo bororos, da aldeia Meruri. Traça-se no chão um rastro. O participante tem que andar sobre ele em um pé só.

Livro traz as brincadeiras e os jogos conhecidos pelos índios brasileiros

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

A Editora Abril lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas. A edição original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora...

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Em 1969, Jim O'connolly dirigiu o filme “O Vale de Gwangi”. Ambientado no final do século XIX, no novo México, “O Vale de Gwangi" colocou, lado a lado, caubóis e dinossauros! O filme é estrelado por James Franciscus, que vive o papel do vigarista Tuck Kirby. O vilão...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This