Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As histórias e as curiosidades do Senhor Cabeça de Batata

3 de março de 2021

O Senhor Cabeça de Batata (Mr. Potato Head em inglês) foi criado pelo inventor e designer americano George Lerner (1922-1995) em 1949.

A inspiração teria vindo do sobrinho da mulher dele, Aaron Bradley, que brincava de enfeitar batatas no quintal de casa.

Depois de muitas negativas, Lerner vendeu a ideia para uma empresa de cereais matinais, que distribuiu os acessórios de plástico – bocas, olhos, narizes, bigodes – em seu produto. No início, as peças vinham com alfinetes na parte de trás dos acessórios para serem espetadas em batatas e legumes de verdade.

Em 1952, a Hassenfeld Brothers (depois batizada de Hasbro) comprou os direitos do Senhor Cabeça de Batata da empresa de cereais por 2.000 dólares e passou a pagar royalties para Lerner (um adiantamento de 5.000 dólares e 5% sobre as vendas). O produto foi lançado oficialmente em 1º de maio do mesmo ano.

O pacote original trazia dois braços, pés, orelhas, duas bocas, dois pares de olhos, quatro narizes, três chapéus, óculos, cachimbo e oito pedaços de feltro parecidos com cabelo, barba e bigode. Custava 98 cents. Ainda eram feitos para serem espetados em batatas e legumes. No primeiro ano, a empresa vendeu 1 milhão de kits.

Ainda em 1952, o Senhor Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo anunciado na televisão. Não há registro desse comercial. Há um outro, de algum tempo depois, que mostra uma menina e um menino brincando com as batatas e prendendo seus acessórios.

Pais e mães começaram a reclamar do uso de batatas de verdade. Ainda estava viva na memória a escassez de alimentos durante as guerras. Aquela brincadeira com comida de verdade dava sensação de desperdício. Por isso, a Hasbro criou o corpo de plástico em 1964 com entradas para os acessórios serem encaixados.

A Senhora Cabeça de Batata foi criada em 1953. O Senhor e a Senhora Cabeça de Batata voltaram a ganhar popularidade ao serem incluídos no filme “Toy Story”, em 1995, e em suas três sequências.

A família ainda cresceria mais: as crianças, Spud e Yam, e seus amigos, Cookie Cucumber (Pepino), Pete the Pepper (Pimentão), Oscar the Orange (Laranja) e Kate the Carrot (Cenoura).

George Lerner ganhou uma biografia em 2017: “Mr. Potato Head Inventor”.

No ano de 2000, o Senhor Cabeça de Batata entrou para o Hall da Fama do Brinquedo, nos Estados Unidos.

Em fevereiro de 2021, a Hasbro lançou uma versão do brinquedo sem gênero. A novidade atende pelo nome de Cabeça de Batata, embora a empresa continue fazendo as versões masculina e feminina.

Leia mais: O Hall da Fama dos Brinquedos, localizado na cidade americana de Rochester, no Estado de Nova York, incluiu o Sr. Cabeça de Batata em sua galeria em 2000. 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

0 Comentários

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Senhor e Senhora Cabeça de Batata? Não! O brinquedo não tem mais gênero | Brainers - […] Facebook Twitter O Sr. Cabeça de Batata (ou Mr. Potato Head no original) mudou de nome. O anúncio foi…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha