O Senhor Cabeça de Batata (Mr. Potato Head em inglês) foi criado pelo inventor e designer americano George Lerner (1922-1995) em 1949.
A inspiração teria vindo do sobrinho da mulher dele, Aaron Bradley, que brincava de enfeitar batatas no quintal de casa.
Depois de muitas negativas, Lerner vendeu a ideia para uma empresa de cereais matinais, que distribuiu os acessórios de plástico – bocas, olhos, narizes, bigodes – em seu produto. No início, as peças vinham com alfinetes na parte de trás dos acessórios para serem espetadas em batatas e legumes de verdade.
Em 1952, a Hassenfeld Brothers (depois batizada de Hasbro) comprou os direitos do Senhor Cabeça de Batata da empresa de cereais por 2.000 dólares e passou a pagar royalties para Lerner (um adiantamento de 5.000 dólares e 5% sobre as vendas). O produto foi lançado oficialmente em 1º de maio do mesmo ano.
O pacote original trazia dois braços, pés, orelhas, duas bocas, dois pares de olhos, quatro narizes, três chapéus, óculos, cachimbo e oito pedaços de feltro parecidos com cabelo, barba e bigode. Custava 98 cents. Ainda eram feitos para serem espetados em batatas e legumes. No primeiro ano, a empresa vendeu 1 milhão de kits.
Ainda em 1952, o Senhor Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo anunciado na televisão. Não há registro desse comercial. Há um outro, de algum tempo depois, que mostra uma menina e um menino brincando com as batatas e prendendo seus acessórios.
Pais e mães começaram a reclamar do uso de batatas de verdade. Ainda estava viva na memória a escassez de alimentos durante as guerras. Aquela brincadeira com comida de verdade dava sensação de desperdício. Por isso, a Hasbro criou o corpo de plástico em 1964 com entradas para os acessórios serem encaixados.
A Senhora Cabeça de Batata foi criada em 1953. O Senhor e a Senhora Cabeça de Batata voltaram a ganhar popularidade ao serem incluídos no filme “Toy Story”, em 1995, e em suas três sequências.
A família ainda cresceria mais: as crianças, Spud e Yam, e seus amigos, Cookie Cucumber (Pepino), Pete the Pepper (Pimentão), Oscar the Orange (Laranja) e Kate the Carrot (Cenoura).
George Lerner ganhou uma biografia em 2017: “Mr. Potato Head Inventor”.
No ano de 2000, o Senhor Cabeça de Batata entrou para o Hall da Fama do Brinquedo, nos Estados Unidos.
Em fevereiro de 2021, a Hasbro lançou uma versão do brinquedo sem gênero. A novidade atende pelo nome de Cabeça de Batata, embora a empresa continue fazendo as versões masculina e feminina.
Leia mais:
Conheça os 53 escolhidos para figurar no Hall da Fama dos Brinquedos