A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela passou a estampar propagandas da marca.
Como concurso, o Bebê Johnson começou em 1965 e foi até 1969. Os pais é que inscreviam fotos de seus filhos de 6 meses a 2 anos. Junto com a fotografia, eles deveriam enviar o rótulo de um produto. Infelizmente há poucas informações sobre o concurso. Em 1965, por exemplo, o prêmio foi de 500 mil cruzeiros. A entrega do prêmio aconteceu no Salão da Criança, em 12 de outubro. O hoje ator Matheus Carrieri foi um Bebê Johnson que ficou famoso.
O slogan do concurso era “Bonito como um Bebê Johnson”.
A fábrica de brinquedos Estrela tinha criado em 1955 “A Semana do Bebê Robusto” para aumentar as vendas de uma boneca bochechuda, que era o carro-chefe de vendas. As duas promoções juntas acabaram por consolidar o 12 de outubro como Dia das Crianças.
Em 1967, a Johnson registrou a inscrição de 20 mil bebês e havia um finalista de cada Estado. Houve duas tentativas de ressuscitar o concurso recentemente, mas sem o mesmo glamour da década de 1960.
Começou a circular em 2020 uma fake news sobre o concurso. Foram divulgadas fotos antigas e atuais que seriam de um cearense chamado José Costa, apresentado como primeiro Bebê Johnson da história.
Leia também: A origem do Dia das Crianças (12/10)
Meu pai é o finalista do Espírito Santo. Tenho todas as publicações de jornais e revistas da época, inclusive a medalha de ouro que ele ganhou no concurso. Muito legal ver essa publicação.