1. O palhaço Bozo foi criado em 1946 pelo produtor e empresário fonográfico americano Alan W. Livingston. A ideia da Capitol Records era gravar um disco com histórias e canções infantis: “Bozo at the Circus”.O CIRCO DO BOZO
  2. A voz do palhaço era feita pelo ator e cantor Pinto Colvig, que também dublava o personagem ox personagens Pluto e Pateta para a Disney.
  3. O disco ficou quatro anos no topo das listas dos discos mais vendidos da Billboard, a famosa parada musical americana. Em 1954, a gravadora Odeon trouxe os discos do Bozo ao Brasil. Quem fez a versão para o português do palhaço foi o humorista José Vasconcelos.
  4. A primeira versão do palhaço para a TV surgiu em 1949. Pinto Colvig, a voz do disco de 1946, vestiu a fantasia azul e a peruca laranja para apresentar um programa ao vivo, de meia hora, na KTTV, de Los Angeles.
  5. “Bozo at the circus” faturou 200 milhões de dólares em 1956. Nesse ano, o empresário Larry Harmon comprou os direitos do personagem e bolou um novo programa diário, ao vivo, com plateia infantil, intercalado por desenhos animados. Sua ideia era vender o show para emissoras de todos os Estados Unidos.
  6. O recorde de permanência no ar alcançado por um único ator entre tantos que interpretaram o Bozo nos Estados Unidos foi de 24 anos ininterruptos. Bob Bell, o Bozo americano mais famoso, comandou o programa na WGN, de Chicago, entre 1960 e 1984.
  7. A WGN anunciou que Bozo sairia do ar em 23 de março de 2001. Na ocasião, o personagem estava sendo vivido por Joey D’Aruia, que ocupava o posto desde a aposentadoria de Bob Bell, em 1984. No dia 14 de junho desse ano, foi ao ar pela última vez o “Bozo: 40 anos de diversão”.
  8. O empresário e palhaço Larry Harmon, dono dos direitos do palhaço, morreu no dia 3 de julho de 2008, aos 83 anos, em decorrência de problemas cardíacos, em Los Angeles. Embora não tenha sido o primeiro a interpretar o personagem, o americano licenciou e treinou pessoalmente cerca de 200 Bozos ao longo da vida. Foi também Larry Harmon quem consagrou o visual do Bozo: cabelo laranja espichado para os lados, um grande nariz de palhaço vermelho e roupa azul e branca.
  9. O SBT lançou o programa do Bozo no Brasil em 19 de setembro de 1981. O palhaço Bozo foi apresentado pela emissora de Sílvio Santos durante 10 anos, de 1981 a 1991. A produção era toda nacional, exceto o desenho animado, que vinha dos Estados Unidos e estrearia logo depois.
  10. Em 2017 foi lançado o filme “Bingo, o rei das manhãs”, que contou a dramática história de Arlindo Barreto, o Bozo mais famoso das versões brasileiras. Quem fez o papel principal foi Vladimir Brichta.

Leia também: Curiosidades do Bozo no Brasil