Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Vila Sésamo

24 de abril de 2019
  1. O programa Vila Sésamo chegou ao Brasil trazido pela TV Cultura em co-produção com a Rede Globo. Ele ficou no ar de 1972 a 1976.
  2. Seu elenco era formado por Sônia Braga, Aracy Balabanian, Flávio Galvão, Armando Bógus e Manoel Inocência. As músicas da trilha levavam assinatura de Marcos e Paulo Sérgio Valle.
  3. O formato é uma criação da empresa Sesame Workshop, que obriga a todos os países responsáveis pela exibição do programa a seguir um manual com os princípios da fundação. Esse artifício permite a fiscalização e manutenção das características pedagógicas.
  4. Em países mais pobres, a Sesame costuma bancar os custos da produção.
  5. A cabeça da fantasia de Garibaldo era feita com uma estrutura de vime indiano coberta de pontas de plumas de avestruz. Em inglês, o personagem se chamava Big Bird.
  6. Havia uma cláusula no contrato da Sesame com a TV Cultura que proibia a veiculação de qualquer comercial cinco minutos antes e depois da exibição do programa.
  7. No Brasil, o personagem Garibaldo era interpretado pelo ator Laerte Morrone. Como sua cabeça ficava tapada pela malha da fantasia, ele se movimentava com a ajuda dos amigos. Muitas vezes, porém, perdia o rumo e trombava com as paredes do estúdio. Morrone morreu em 05 de abril de 2005, aos 70 anos, vítima de embolia pulmonar.
  8. A trilha sonora do programa Vila Sésamo já foi usada como método de tortura na prisão americana de Guantánamo. Ouvir músicas em volume alto e repetidamente causa transtornos que deixam o preso mais propício à confissão.
  9. Em 1990, Jim Henson, o criador da Vila Sésamo, morreu repentinamente vítima de uma pneumonia. A cerimônia do velório contou com a presença de personagens da Vila Sésamo de dos Muppets, suas mais famosas criações. Nenhum dos presentes vestiu-se de preto, atendendo a um pedido do próprio Jim Henson.
  10. A série de fantoches foi exportada para diversos países do mundo. Chegou na África do Sul e na Nigéria em 2002, sob o nome de “Takalani Sesame”. Na versão africana, foi adicionada a personagem Kami, uma ave amarela portadora do vírus HIV, contraído depois de uma transfusão de sangue. Foi uma estratégia do governo local, aproveitando o sucesso da série, para educar as crianças quanto às formas de prevenção da Aids.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Carlos Cantoni

    A Vila Sésamo foi minha companhia durante muito tempo na infância, quando não podia sair para brincar por conta de crises de bronquite. São memórias muito queridas, junto com meus pais: saudades plenas!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha