esmalte para unhaCada vez que ouço minha mulher e minha filha conversando sobre cores de esmalte fico mais espantado com a criatividade das indústrias na hora de batizar as cores. Existem verdadeiras pérolas. Por exemplo, os esmaltes acima fazem referência aos sete pecados capitais e se transformaram em:  Toque de Ira, Preguicinha, Santa Gula, Pura Luxúria, Doce Orgulho, Possessão Rosa (a única cor que tem um nome de cor) e Inveja Boa. É ou não é o máximo?
Quem escolhe os nomes das cores é o departamento de marketing das empresas fabricantes de esmalte. Geralmente, esse é o último passo antes do lançamento de um produto – ou seja, ninguém inventa uma cor para a palavra “brisas”. O nome apareceu depois que esse esmalte cor de rosa já havia sido criado (mesmo não existindo ventos pink soprando por aí).

Achou estranho um “rosa-brisa”?  Existem muitos outros tons de rosa. Mas repare nos nomes:  Puro Glamour, 5ª Avenida, Gatinha, Pitanga, Flúor, Grão de Café, Canoa, Rosa Antigo, Duna, Tomara que Caia, Atrevida, Marilyn, Babados, Fofo, Agreste, Minissaia, Buquê, Energia… O mais engraçado é esse Tomara que Caia. Tomara que caia o que? A unha da pessoa?

nomes estranhos de esmaltes

Quantos tipos de vermelho você conhece? Três? Quatro? Dentro dos vidrinhos de esmalte, as variedades de vermelho são enormes e recebem nomes como  Amante, Ivete, Rebu, 40 Graus, Garota Verão, Paixão, Boneca de Luxo, Saia Justa, Maria Flor, Rosa Colombiana (tem esse nome, mas é vermelho), Madame…
E os nomes engraçados não se restringem ao vermelho e ao rosa. Dê uma olhada nessa palheta de cores:

Cores de esmaltes clássicos para usar nas unhas de gel