Uma notícia bombástica sacudiu o horóscopo ontem. Parece que o americano Parke Kunkle, da Sociedade Planetária de Minnesota, nos Estados Unidos, afirmou que as datas dos signos estão erradas porque o campo gravitacional da Lua fez com que a Terra se movesse lentamente do eixo original, mudando a interpretação que temos das constelações. Por isso, ele sugeriu  uma nova tabela de datas, além da inclusão de um novo signo, o Serpentário (ou Ophiuchus). Eu, por exemplo, passei de Escorpião para Libra.

americano Parke Kunkle, da Sociedade Planetária de Minnesota, nos Estados Unidos, afirmou que as datas dos signos estão erradas

Mas a mudança proposta por Kunkle não altera só o quadradinho que vamos ler primeiro ao abrir o jornal de manhã, não.  Pode acreditar: isso mexe com a literatura, o cinema, a música, as placas de trânsito e até com produtos famosos. Apresento alguns exemplos a seguir.

A ex-garota de programa Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, nasceu no dia 28 de outubro. Pelo novo horóscopo, ela passa a ser… virgem! Portanto, o o livro O doce veneno do escorpião, passará a se chamar O doce veneno da Virgem! Mais estranho, impossível.

E as “Torres Gêmeas” do World Trade Center, em Nova York? Se essa mudança fosse proposta antes de 2001, quando elas foram derrubadas num atentado terrorista,  elas passariam a se chamar Torres Sagitarianas, sei lá.  O famoso filme Sob o Signo de Capricórnio (1949), de Alfred Hitchcock, também teria que passar por adaptações. Ficaria  Sob o Signo de Peixes.

Até mesmo nas estradas teríamos que correr para fazer as correções. Já imaginou termos que trocar  o Trópico de Câncer pelo Trópico de Leão? Estou achando isso cada vez mais esquisito… Ah, o mesmo vale para o Trópico de Capricórnio.

Até produtos conhecidos, como o Matte Leão, teria que se adaptar ao novo horóscopo, mesmo sabendo que o chá leva o nome de  seu fundador, Leão Junior.

Ok, ok,  em inglês, o signo Virgem se chama Virgo, mas não podemos perder a piada: a música Like a virgin, de Madonna, poderia muito bem se chamar Like a Taurus (só ia ter que sofrer boas modificações na letra). Ao mesmo tempo, o revólver Taurus passaria a se chamar Aquarius. Bem, ao menos, ele deve passar a ser à prova d’água…

Mas o pior de tudo, nessa mudança, preciso confesar o que é:  ter que decorar de novo todos os nomes dos Cavaleiros do Zodíaco…

Update: Fiquem calmos, os signos não vão mudar – pelo menos por enquanto. Tudo que aconteceu foi uma confusão que tomou grandes proporções. O próprio site da Sociedade Planetária de Minnesota não diz nada a respeito de mudanças. A Astrologia também explica que a roda do zodíaco não depende das constelações, embora os nomes coincidam. Uma pessoa é de Áries, por exemplo, porque o Sol estava passando pela zona geométrica de Áries – e não pela constelação de Áries – na hora do seu nascimento.