A BELA E A FERA - CONTO ORIGINAL

Durante séculos, lendas, fábulas, contos e outras histórias eram transmitidas apenas oralmente, ou seja contadas de pai para filho. Na Idade Média, muitas delas ganharam versões escritas, feitas pelos padres que moravam nos monastérios.

Foi por meio desses escritos que algumas delas foram preservadas durante tantos anos e chegaram até nós. Este foi o caso de A bela e a fera, um conto medieval que não sabemos ao certo quem inventou. A história foi reescrita por Jacob Ludwig Karl Grimm e Wilhelm Karl Grimm, os Irmãos Grimm, que são autores também de Branca de Neve. Muitas dessas histórias acabaram virando desenhos dos estúdios Disney e se transformaram em filme para o cinema ou vídeo. Também nesses casos, as histórias foram mudadas, ganhando mais brincadeiras e finais felizes.

Alguns dos mais conhecidos contos-de-fada do mundo foram escritos em uma extensa pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm (1785-1863 e 1786-1859). Suas histórias se tornaram clássicos juvenis, mas muitas delas já faziam parte da tradição oral alemã antes de serem colocadas em livros. “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Cinderela”, “João e Maria” (que, no original alemão e em inglês se chamam Hansel e Gretel) e “O Flautista de Hamlin” (uma cidade real na Alemanha) são exemplos do folclore do país que se tornaram mundialmente conhecidos.

 

A Bela e a Fera
Branca de Neve

 

Irmãos Grimm

 

A Bela Adormecida
Cinderela

 

Charles Perrault

 

A Pequena Sereia

 

Hans C. Andersen

 

A Dama e o Vagabundo

 

Ward Greend

 

A Espada era a Lei

 

T.H. White

 

A Guerra dos Dálmatas

 

Dodie Smith

 

Alice no país das maravilhas

 

Lewis Carroll

 

Aristogatas

 

Irmãos Sherman

 

Bambi

 

Feliz Salten

 

Dumbo

 

Helen Aberton e Harold Bearl

 

Mary Poppins

 

Pamela Lyndon Travers

 

Mogli

 

Rudyard Kipling

 

O Corcunda de Notre Dame

 

Victor Hugo

 

Peter Pan

 

James Matthew Barrie

 

Pinóquio

 

Carlo Collodi

 

Ursinho Pooh

 

Alan Alexandre Milne

 

A Princesa e o Sapo Irmãos Grimm