Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou a máscara cirúrgica?

30 de abril de 2020

O médico polonês Jan Mikulicz-Radecki (1850-1905) é considerado o inventor das máscaras cirúrgicas, tão procuradas no momento por causa do surto de coronavírus (Covid-19). Ele foi também o primeiro a utilizar luvas médicas durante cirurgias. Por isso, Mikulicz-Radecki é festejado como pioneiro no uso de antissépticos e de técnicas de assepsia. Também contribuiu fortemente no desenvolvimento de cirurgias em órgãos do sistema digestivo.

Os primeiros registros do uso de máscaras em espaços hospitalares, não apenas em cirurgias, vêm do fim do século XIX, quando máscaras de gaze eram usadas por pacientes.

 

O Instituto para Doenças Infecciosas de Chicago, nos Estados Unidos, foi a primeira instituição a recomendar o uso de máscaras aos profissionais de saúde. Em 1913, o Durand Hospital, da mesma cidade, adotou o equipamento entre seus funcionários e as taxas de infecções respiratórias caíram instantaneamente.

 

Na época da Gripe Espanhola (janeiro de 1918 a dezembro de 2020), há fotos de pessoas nas ruas cobrindo o rosto com máscaras e lenços.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

A origem dos bolinhos madeleines

A origem dos bolinhos madeleines

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido", o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças. [yotuwp type="videos" id="7h9WokS7PoQ"...

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A batata frita Pringles foi lançada no mercado americano em 1968. Até 1986, o nome tinha um apóstrofo (Pringle's). Depois virou uma palavra só. A escolha do nome foi bastante curiosa. Fizeram uma pesquisa na lista telefônica de Cincinatti. Encontraram no subúrbio da...

1 Comentários

1 Comentário

  1. isabelly

    achei inderesante isso bem inteligente da parte do senhor que inventou a mascara sirurgiga

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This