Quem inventou a máscara cirúrgica?

30 de abril de 2020

O médico polonês Jan Mikulicz-Radecki (1850-1905) é considerado o inventor das máscaras cirúrgicas, tão procuradas no momento por causa do surto de coronavírus (Covid-19). Ele foi também o primeiro a utilizar luvas médicas durante cirurgias. Por isso, Mikulicz-Radecki é festejado como pioneiro no uso de antissépticos e de técnicas de assepsia. Também contribuiu fortemente no desenvolvimento de cirurgias em órgãos do sistema digestivo.

Os primeiros registros do uso de máscaras em espaços hospitalares, não apenas em cirurgias, vêm do fim do século XIX, quando máscaras de gaze eram usadas por pacientes.

 

O Instituto para Doenças Infecciosas de Chicago, nos Estados Unidos, foi a primeira instituição a recomendar o uso de máscaras aos profissionais de saúde. Em 1913, o Durand Hospital, da mesma cidade, adotou o equipamento entre seus funcionários e as taxas de infecções respiratórias caíram instantaneamente.

 

Na época da Gripe Espanhola (janeiro de 1918 a dezembro de 2020), há fotos de pessoas nas ruas cobrindo o rosto com máscaras e lenços.

 

 

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

1 Comentários

1 Comentário

  1. isabelly

    achei inderesante isso bem inteligente da parte do senhor que inventou a mascara sirurgiga

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *