O banho que a gente conhece como “banho de gato” é esse comportamento dos gatos de se limparem usando a língua. Inclusive sua língua tem essa característica, como se fossem minúsculos filamentos que formam quase uma escova, e então eles conseguem tirar sujeira e principalmente os pelos que já caíram e estão soltos no corpo dele. 

Gostar de banho com água, como a gente, depende do animal e da espécie. Varia também com a relação que o gato teve com a água, se ele foi acostumado desde filhote ou se alguém jogou água com esguicho e ele criou uma associação ruim.

Os gatos têm uma oleosidade natural que protege os pelos, sendo assim não é necessário dar banho a cada semana, como no caso dos cachorros. Para quem precisar dar banho no seu gato, a recomendação veterinária é fazer apenas quando necessário, isso é, se ele estiver com alguma sujeira muito difícil de tirar do pelo. Se for preciso, o recomendável é usar água morna e um sabão sem cheiro. Também é importante secar bem o pelo, para não criar nenhum tipo de micose e doença.

Reposta da bióloga Rachel Azzari