Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre as estações do ano

24 de abril de 2019
  1. No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio).
  2. O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, os nomes das estações significam: primavera – primo vere, boa estação; verão – veranum tempus, tempo da frutificação; outono –  tempus autumnus, tempo de ocaso; inverno – tempus hibernus, tempo de hibernar.
  3. Equinócio, em latim, quer dizer “noites iguais”. O fenômeno acontece duas vezes por ano e nesses dias, entre 20 e 21 de março e 22 e 23 de setembro, a noite e o dia têm a mesma duração. O equinócio acontece quando o sol cruza a linha do equador e muda o ângulo de intensidade de luz para outro hemisfério. Na antiguidade, o equinócio separava o veris do hiems.
  4. O horário de verão foi uma ideia do norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. No entanto, só foi levada a sério mais de um século depois, durante a I Guerra Mundial. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a adotar a medida.
  5. Na primavera, os animais hibernantes acordam. Esquilos, morcegos, marmotas, ratos silvestres e ouriços estão entre os bichos que embarcam em um sono profundo para poupar energia durante o inverno.
  6. Também na primavera, as aves migratórias retornam para seu local de origem. Cerca de 1.800 das 10 mil espécies de pássaros conhecidas são adeptas dessa estratégia.
  7. O primeiro dia de verão é conhecido como solstício de verão. O termo solstício vem do latim para “sol parado”. Nesse dia, o sol fica numa posição que permite que seus raios atinjam a Terra de forma mais incisiva, provocando o aumento da temperatura.
  8. Há um truque para descobrir a temperatura do ar sem a ajuda de um termômetro: a frequência do cri-cri-cri do grilo oscila conforme a temperatura. É só contar quantos “cris” você ouve em 25 segundos, dividir esse número por 3 e depois adicionar 4, que você chegará a um valor aproximado da temperatura ambiente em graus Celsius.
  9. A Torre Eiffel, em Paris (França), é 15 cm mais alta durante os meses de verão, devido ao processo de expansão sofrido pelo ferro no calor.
  10. Durante o outono, é comum os habitantes do Polo Norte presenciarem o fenômeno da aurora boreal. Vista no céu polar, a aurora boreal consiste em descargas de elétrons e prótons emitidas pelo Sol, que se chocam com os átomos e moléculas existentes na atmosfera do local.

Leia também:
Por que existem as estações do ano?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que existem as estações do ano?

Por que existem as estações do ano?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Esses 23 graus são o ângulo entre o eixo de rotação e uma linha perpendicular ao plano de órbita da Terra em relação ao Sol. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto...

Pequeno dicionário ecológico

Pequeno dicionário ecológico

O que é ecologia? O termo ecologia foi criado em 1866 pelo biólogo e zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), um dos maiores discípulos de Charles Darwin. Deriva de duas palavras gregas: oikos, “casa”, “habitação”, e logia, “ciência”. Associado ao meio ambiente,...

Curiosidades sobre Jacques Costeau

Curiosidades sobre Jacques Costeau

O ex-oficial da marinha francesa Jacques-Yves Cousteau nasceu no dia 11 de junho de 1910 em Saint´Andre-de-Cubzac, no sudoeste da França. Foi um dos inventores do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu o pesadíssimo escafandro, e também de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This