Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou o sanduíche?

24 de abril de 2019

Tudo começou numa mesa de bridge no Condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, no ano de 1762. Lorde John Montagu (1718-1992), o 4º conde de Sandwich, gostava tanto de jogar cartas que não parava nem para comer. Refeições com garfo e faca poderiam prejudicar sua concentração. Por isso, pedia que sua comida – geralmente salame, presunto e queijo – fosse servida entre dois pedaços de pão.

Dessa forma, Montagu poderia comer com uma das mãos e continuaria jogando com a outra. Não demorou muito para que os conhecidos do conde pedissem “o mesmo que o Sandwich”, e foi assim que o prato ganhou popularidade.

Já popular entre os amigos de John Montagu, o “sandwich” batizou uma ilha do Pacífico Sul descoberta por James Cook em 1778. Posteriormente, essa ilha seria chamada de “Havaí”.

Na América do Sul existe uma ilha chamada Sandwich do Sul que, no entanto, não é habitada.

A cidade de Sandwich, no condado de Kent, preparou uma festa em 2012 para celebrar o aniversário de 250 anos da iguaria.

Popularizado como símbolo de refeição rápida, o sanduíche tem também um dia em sua homenagem: 3 de novembro.

Existem referências de que os antigos romanos teriam um prato chamado offula, que seria uma espécie de sanduíche servido entre as refeições.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No baralho, 7 Belo é o apelido da carta "7 de Ouros", que ilustra a...

A origem dos bolinhos madeleines

A origem dos bolinhos madeleines

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido", o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças. [yotuwp type="videos" id="7h9WokS7PoQ"...

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A batata frita Pringles foi lançada no mercado americano em 1968. Até 1986, o nome tinha um apóstrofo (Pringle's). Depois virou uma palavra só. A escolha do nome foi bastante curiosa. Fizeram uma pesquisa na lista telefônica de Cincinatti. Encontraram no subúrbio da...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This