Tudo começou numa mesa de bridge no Condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, no ano de 1762. Lorde John Montagu (1718-1992), o 4º conde de Sandwich, gostava tanto de jogar cartas que não parava nem para comer. Refeições com garfo e faca poderiam prejudicar sua concentração. Por isso, pedia que sua comida – geralmente salame, presunto e queijo – fosse servida entre dois pedaços de pão.

Dessa forma, Montagu poderia comer com uma das mãos e continuaria jogando com a outra. Não demorou muito para que os conhecidos do conde pedissem “o mesmo que o Sandwich”, e foi assim que o prato ganhou popularidade.

Já popular entre os amigos de John Montagu, o “sandwich” batizou uma ilha do Pacífico Sul descoberta por James Cook em 1778. Posteriormente, essa ilha seria chamada de “Havaí”.

Na América do Sul existe uma ilha chamada Sandwich do Sul que, no entanto, não é habitada.

A cidade de Sandwich, no condado de Kent, preparou uma festa em 2012 para celebrar o aniversário de 250 anos da iguaria.

Popularizado como símbolo de refeição rápida, o sanduíche tem também um dia em sua homenagem: 3 de novembro.

Existem referências de que os antigos romanos teriam um prato chamado offula, que seria uma espécie de sanduíche servido entre as refeições.