Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem dos bolinhos madeleines

21 de setembro de 2021

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. “Em busca do tempo perdido”, o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Sobre sua origem, há algumas versões. Uma delas diz que o bolinho ficou conhecido em 1755, depois de ter sido oferecido em um jantar na corte do soberano polonês Stanislaw Leszczyński. Como os bolinhos que agradaram tanto a Stanislaw ainda não possuíam nome, seu genro, Luís XV, o “Bem Amado”, da França, casado com a princesa Marie, nomeou os bolinhos com o nome da confeiteira que os produzira: Madeleine Paulmier. Ao serem levados para a corte de Versalhes, por Luis XV e Marie, ganharam fama e logo conquistaram toda a França.

Mas o professor Deonísio da Silva, autor do livro “De Onde Vêm as Palavras“, explica que outros historiadores dizem que a iguaria teria sido criada no século XVIII por freiras de um convento dedicado à Santa Maria Madalena. Quando os conventos e mosteiros foram abolidos, durante a Revolução Francesa, as freiras repassaram a receita aos confeiteiros da região, que passaram a produzir o doce, batizado de “madeleine” em homenagem ao convento.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This