Embora o ditado seja bastante conhecido, ainda costumamos julgar os livros pela capa na hora da compra. Na livraria, numa estante cheia de títulos, algumas capas têm o poder de atrair nossa atenção. É aquele livro ali que vamos pegar, folhear e decidir se vale a pena ser levado para casa.  As editoras sabem disso e investem bastante em design, fotografia e ilustração. Mas nem sempre a ideia funciona e aí… pobrezinho do livro!

Só que o programador e designer americano Matthew Kuhlke decidiu fazer o velho ditado funcionar ao pé da letra. No final de 2013, ele lançou o Uncovered Books, aplicativo (Para comprá-lo, clique aqui) disponível apenas para iPad,  para vender livros de um jeito diferente. Através de um questionário, ele busca descobrir quais são os principais interesses do leitor (há perguntas como “Que gênero literário você prefere?”, “Prefere focar sua leitura na prosa ou no enredo?” e “Prefere livros que conectam ao mundo ou aqueles que ajudam a escapar dele?”). Respondidas as perguntas, a ferramenta disponibiliza uma lista de livros.
Pode parecer uma estratégia comum, mas é justamente aí que o aplicativo atua de forma inovadora.  Ele não apresentando o nome do autor, a capa e o título do livro. Para evitar que o cliente “cometa o erro de julgar o livro pela capa”, a ferramenta só disponibiliza alguns trechos da obra e, a partir deles, o leitor decidirá ou não pela compra. Devoluções são possíveis sob duas circunstâncias: 1) menos de 24 horas depois da compra;  2) o cliente pode ter lido apenas 10% do livro. Nestes casos, o usuário ganha crédito a ser utilizado no próprio aplicativo, enquanto os autores são informados de que suas obras foram devolvidas.

Ao todo, o Uncovered Books tem 259 histórias cadastradas de 176 autores iniciantes.  São aceitas publicações em 36 idiomas, do inglês ao vietnamita (incluindo o português!). Também é possível classificar a própria obra em qualquer uma das 32 categorias presentes, como “Romance histórico”, “Biografias” e “Bruxas, Bruxos e Magia”. Em média, cada escritor espera oito semanas para saber se seu livro foi aprovado ou não. O preço é decidido pelo autor. Caso seja uma história curta, o valor pode variar entre 0,99  e 9,99 dólares. Já para enredos mais complexos, a sugestão é que seja cobrado entre  2,99 e 9,99 dólares. Desse total,  50% vai para o escritor; 30% cai no bolso da Apple e 20% fica com o Uncovered.