Mais uma grande descoberta do César Monteiro, consultor de tecnologia do “Você é Curioso?”, aos sábados, na Rádio Bandeirantes. Nos filmes de James Bond, as atrizes Ursula Andress e Halle Berry causaram sensação ao sair do mar depois de nadar e subir pela praia em um biquíni molhado. Para todas as outras mulheres do mundo não é tão fácil. Mas existem alguns truques para aspirantes a “Bond girls” e eles envolvem, entre outras coisas, maquiagem à prova d’água, vaselina e fita adesiva de dupla face. Também existem alguns detalhes para conseguir esse efeito, e é melhor ver do que dizer- é mais fácil aprender com um vídeo.

Essa ideia levou um grupo de veteranos do Google e do YouTube a criar o Howcast.com, que oferece conteúdo voltado para o “faça você mesmo”. A Howcast já tem 100 mil vídeos em sua biblioteca – a maior parte deles em inglês -, alguns que ela mesma produziu e muitos outros de marcas como Playboy, Popular Science e  agência de modelos Ford, que patrocinam o site. O Howcast oferece instruções sobre diversos temas, desde questões cotidianas -consertar uma torneira ou criar um testamento- até mais obscuras, do tipo como sobreviver ao ataque de um urso.

Até o Departamento de Estado dos EUA postou vídeos,  entre eles “Como protestar sem violência” e “Como lançar um blog de direitos humanos”.

Para ajudar os internautas a navegar pelos 100 mil vídeos de seu site, a Howcast criou 25 categorias – como tecnologia, viagens, alimentos e bebidas.Vídeos sobre sexo e relacionamentos estão entre os mais assistidos no site. Os mais vistos esta semana foram  Como usar o Twitter”, “Como beijar bem” e “Como beijar como Angelina Jolie”: