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As mulheres e as propagandas machistas

8 de março de 2010

Desde 8 de março de 1975, quando o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz foi criado pela ONU, muita coisa mudou — para melhor. Mulheres viraram árbitras de futebol, líderes de empresas, ministras de Estado, e até — quem diria — presidentas. (“presidenta”, aliás, é uma palavra que está nos dicionários.)
Mas, nos idos da década de 1960, a mulher era tratada de forma inferior ao homem. O mais impressionante é que isso acontecia sem que ninguém se desse conta. Ou, pelo menos, sem que ninguém achasse ruim. Bons exemplos de como  as mulheres eram tratadas naquela época estão nas propagandas. “Caso sua mulher venha a bater em algo com o seu Volkswagen, isto não lhe custará muito”, brada aos quatro ventos um anúncio da marca de carros.

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Dia Internacional…de quem mesmo?! – Implantando Marketing ...

Já a marca de uísque Royal Label Extra elenca os objetos que “250 homens de experiência” puderam escolher para fazer uma propaganda da bebida. Entre um cachimbo Dunhill, uma pistola de duelo e uma garrafa do uísque, está “uma linda morena”. Mas, a mulher é considerada  um objeto igual a  bebidas, armas e tabaco? Em 1968, sim. No final da propaganda, eles garantem: dentre os “250 homens de experiência”, “não houve aquele que deixasse Royal Label Extra para terceiro lugar”. Esse anúncio parece ser o tataravó das atuais propagandas de cerveja com mulheres na praia…

Royal Label Extra (mulher como objeto) - 1968 - Propagandas ...

 

E nem só nos anúncios direcionados ao público masculino estava o machismo. A confecção Berta, que vendia roupas para mulheres, não ficou atrás com uma propaganda veiculada em 1968. Em letras garrafais, a peça diz: “A nova coleção Berta para o verão é capaz de virar a cabeça de qualquer mulher sensata”. Até aí tudo bem, mas vem o arremate: “E seu santo terá que ser muito, muito forte para evitar que você se transforme numa mulher insensata: a mais feliz do mundo!”. A dúvida é se toda mulher feliz é insensata  ou a compradora da Berta se transformará na mais feliz das insensatas.

 

As mulheres e as propagandas machistas

Os congeladores Prosdócimo escolheram bem o público-alvo: mulheres. “A senhora sabe quando é que se serve feijoada na casa da Dona Aurora?” A resposta vem em seguida: “A qualquer hora!”. Anúncios de geladeiras, fogões e eletrodomésticos eram veiculados apenas a mulheres (pelo visto, isso ainda não mudou totalmente).

 

Congelador Prosdócimo (Mulher & Feijoada) - Anos 70 (com imagens ...

 

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10 Comentários

10 Comentários

  1. Alice

    este texto é muito bom,menos pelo fato q o dia da mulher foi feito dia 08/03/1910

    Responder
  2. Alice

    este texto é muito bom,menos pelo fato q o dia da mulher foi feito dia 08/03/1910

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  3. Alice

    e nao em 1977

    Responder
  4. Alice

    e nao em 1977

    Responder
  5. Rafaela

    Na verdade, em 1910 a data foi escolhida em uma conferência na Dinamarca pra ser o Dia Internacional d mulher e em 1975, não 77, a data foi oficializada pela ONU. O que demoru bastante a ser reconhecido, visto que o incêndio na fábrica, motivo pelo qual o dia é celebrado ocorreu em 1857!! Parabéns pelo post!!

    Responder
    • curioso

      Olá Rafaela.
      Tem razão: 1975 foi o ano em que a ONU oficializou o Dia da Mulher, não 1977. Em 1975, a organização também comemorou o Ano Internacional da Mulher.

      Responder
  6. Rafaela

    Na verdade, em 1910 a data foi escolhida em uma conferência na Dinamarca pra ser o Dia Internacional d mulher e em 1975, não 77, a data foi oficializada pela ONU. O que demoru bastante a ser reconhecido, visto que o incêndio na fábrica, motivo pelo qual o dia é celebrado ocorreu em 1857!! Parabéns pelo post!!

    Responder
    • curioso

      Olá Rafaela.
      Tem razão: 1975 foi o ano em que a ONU oficializou o Dia da Mulher, não 1977. Em 1975, a organização também comemorou o Ano Internacional da Mulher.

      Responder
  7. Viviane Duarte

    Viramos o jogo!
    Hoje as mulheres têm mais de 80% de poder de decisão de compra no mercado e influencia o restante.
    Segundo o Instituto de Pesquisa Nielsen, 50,2% dos cartões de crédito estão com as mulheres, entre outros números que comprovam: “O século XIX ficou conhecido
    como o século europeu; o XX,como o americano. O século
    XXI será lembrado como o Século das Mulheres”
    (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008).

    Responder
  8. Viviane Duarte

    Viramos o jogo!
    Hoje as mulheres têm mais de 80% de poder de decisão de compra no mercado e influencia o restante.
    Segundo o Instituto de Pesquisa Nielsen, 50,2% dos cartões de crédito estão com as mulheres, entre outros números que comprovam: “O século XIX ficou conhecido
    como o século europeu; o XX,como o americano. O século
    XXI será lembrado como o Século das Mulheres”
    (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008).

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