Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os números da água

24 de abril de 2019

 

  • Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Desse percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos.
  • Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km³ de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km³ d’água, do Antártico com 28,8 milhões e do Ártico, com 17 milhões de km³.
  • Apenas 2,5% da água existente do planeta é doce. Desse total, 70% está em geleiras e montanhas.
  • Somente 8% da água doce do mundo é gasta no uso doméstico. Cerca de 70% da água doce mundial é destinada para irrigação agrícola.
  • A quantidade de água que uma pessoa necessita no dia-a-dia varia entre 20 e 50 litros.
  • Qual é a maneira mais econômica de se lavar um carro? Utilizando um pano e um balde, o gasto é de 40 litros. Caso resolva mandar o automóvel para um lava-rápido, o consumo sobe para 100 litros. Já lavar o carro com mangueira desperdiça cerca de 600 litros de água.
  • Uma máquina de lavar louça cheia gasta 40 litros de água. Já lavar a louça manualmente por 15 minutos consome 200 litros.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Instituto Ecológico Aqualung para Preservação Marinha

Instituto Ecológico Aqualung para Preservação Marinha

  A entidade, que nasceu no final de 1994, já tem 30 mil associados e edita um jornal bimestral. Patrocina 7 projetos ecológicos. Um deles é o Projeto Tamar. Conheça outros: Fundação Ondazul Foi criada em 1989 para alertar as pessoas sobre a necessidade de...

Sociedade Protetora dos Animais

Sociedade Protetora dos Animais

  Em 1809, no Parlamento britânico, lord Erskine pediu punição contra os autores de maus-tratos em animais. Mas só em 1822 Richard Martin conseguiu aprovar uma lei que estabelecia penas para esse crime. Assim, em 1824, criou-se em Londres a primeira Sociedade...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This