EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO O petróleo, uma das principais fontes de energia da humanidade, se forma a partir da transformação do material orgânico de animais e de vegetais deixado na natureza há milhões de anos. Esse material em decomposição libera moléculas de carbono e hidrogênio que combinadas resultam em uma substância escura, oleosa e de densidade maior que a da água. Ela pode ser encontrada principalmente em terrenos sedimentares. Ali, entre as camadas de areia, arenito ou calcário, dá origem a verdadeiros “lagos”, encontrados pelo homem por meio de análises das rochas e do subsolo da região.

Do subsolo à gasolina

Perfuração
Após ser determinado o local com maior probabilidade de acúmulo de petróleo e gás natural, é instalada uma sonda formada por uma torre metálica e um tubo vertical em cuja extremidade há uma broca. Ela perfura o solo, e o material encontrado passa por uma avaliação que estima a capacidade de produção e a profundidade das jazidas.

Extração
São perfurados poços. O petróleo extraído vai para os separadores, de onde é retirado o gás natural. O óleo restante passa por um tratamento e vai para o transporte.

Transporte
Uma vez transferido para os oleodutos e navios, o petróleo é levado para as refinarias.

Refino
Obtém-se, por meio de diversos processos, derivados como querosene. No caso da gasolina, há ainda a adição de um teor de álcool anidro, de aditivos e de corantes antes do produto ser vendido ao consumidor.