Há 25 anos, a paulista Duília de Mello vive, literalmente, entre as estrelas. Ela é astrônoma profissional, trabalha na Nasa – a famosa agência espacial norte-americana – e até mesmo descobriu uma supernova!
Ficou com vontade de saber como é a vida de um astrônomo? Não sabe o que é uma supernova? Duília explica tudo isso no livro “Vivendo com as Estrelas”. Afinal, foi para matar sua própria curiosidade sobre o Universo que ela decidiu seguir essa profissão nada convencional.
“A supernova ocorre quando uma estrela explode. Os restos de uma supernova podem se tornar uma estrela de nêutrons (de alta rotação e que pulsa com grande energia) ou, no caso de estrelas com muita massa, um buraco negro, ou seja, uma região do espaço cuja densidade é tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dele”, escreveu Duília.
Você acha o assunto bem interessante, mas sente arrepios só de pensar em estudar matemática e física? Duília garante que é possível se tornar um conhecedor de astronomia sem precisar se dedicar ao tema de maneira profissional. Os chamados astrônomos amadores têm dado também uma grande contribuição às pesquisas. Basta ter um pouquinho de dedicação e muita vontade de aprender.
Além de astrônoma e pesquisadora, Duília também é uma estrela (rs!) da blogosfera. Você pode acompanhar as aventuras da brasileira da Nasa em “Mulher das Estrelas”.
espero ver esta astronomae´demais!
Marcelo Duarte amei o ” Blog do Curioso”. Estou até compartilhando algumas matérias no meu espacinho……
Quanto a senhora Duília – Astrônoma e pesquisadora, acho maravilhoso quando ouço falar de mulheres assim, meio geniazinhas como essa moça brasileira, que está contribuindo com as pesquisas astronômicas…… Não é a minha praia, mas pesquisa, seja qual for, sempre me chama à atenção.
Um abraço. Ione Lacerda dos Santos……
Um dia nós brasileiros iremos valorizar o que as pessoas que se dedicam aos estudos conseguem (reconhecimento profissional)lá fora..Um dia, quem sabe?
Ainda bem que existe brasileiros que fazem sucesso com o cérebro. Parabéns a esta grande astrônoma e que ela continue realizando seus estudos, já que no Brasil realizar pesquisa científica é difícil. Até que enfim uma notícia boa. Estou cansado de ver a mídia valorizando celebridades inúteis, jogadores de futebol e garotas de programa.
Os tupiniquins ficam todos alvoroçados quando alguém da tribo se pinta com uma cor diferente …
Dona ione : Pelo jeito que a senhora escreve (estilo e categoria…), sua praia deve ser mesmo um tanquinho, ah, ah, ah….
O Marcio também deve ir para a Academia Brasileira de Letras , eh, eh, eh …
PEnsei que não ia falar que ela trabalhava pra Abril.
adorei a matéria, talvez por gostar muito de astronomia
e viagens espaciais.