Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Fissão Nuclear

24 de abril de 2019

1. Otto Hahn (1879 – 1968) foi um físico alemão que, junto com Lise Meitner e Otto von Baeyer, desenvolveu a técnica de medir o decaimento beta do espectro dos isótopos radiativos.

2. Quando Meitner fugiu da Alemanha nazista em 1938, ele continuou pesquisando o resultado obtido do bombardeamento de urânio com nêutrons térmicos.

3. Com a ajuda de Meitner e seu sobrinho, Otto Robert Frisch, conseguiu desenvolver a fissão nuclear, um processo radiativo utilizado na fabricação de bombas atômicas, usinas nucleares e geração de energia termo-elétrica.

4. Uma vez que a idéia da fissão foi aceita, Hahn continuou suas experiências demonstrando a enorme quantidade de energia que a fissão nuclear com nêutrons produzia.

5. Embora durante a Segunda Guerra Mundial tivesse participado do programa alemão para o desenvolvimento de uma arma nuclear, em 1944, ao receber o Prêmio Nobel de Química, não compareceu à cerimônia. O físico tornara-se um combatente popular contra a utilização das armas nucleares.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a água do mar é salgada?

Por que a água do mar é salgada?

A gente deve entender dois fenômenos: o ciclo da água e o desgaste das rochas. Há milhares de anos a água vem desgastando as rochas e, com isso, ela retira alguns sais minerais existentes nelas. Esse fenômeno acontece tanto com as rochas litorâneas, que são...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This