SÉRVIA-MONTENEGROA Federação Iugoslava chegou a ser formada por seis repúblicas logo após a Segunda Guerra Mundial: Bósnia, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia e Montenegro. Aos poucos, esses Estados foram se tornando soberanos.

Em 2002, um acordo assinado entre os presidentes Vojislav Kostunica, da Federação Iugoslava, Milo Djukanovic, de Montenegro, e pelo primeiro-ministro sérvio, Zoran Djindjic, estabeleceu o fim da Iugoslávia. Pelo documento, as duas repúblicas remanescentes da Iugoslávia passaram a formar uma nova entidade, chamada Sérvia e Montenegro.

Os dois Estados têm semi-independência e a responsabilidade de administrar a própria economia. Moedas e alfândegas foram mantidas. A entidade é responsável pela defesa do todo e da política externa, coordenados por uma presidência comum. O entendimento, supervisionado por Javier Solana, então chanceler da União Européia, colocou fim à possibilidade de independência de Montenegro.

A desintegração da Iugoslávia começou em 1991. Em junho daquele ano, a Eslovênia separou-se da federação. A república se tornaria reconhecidamente independente, pela primeira vez na história, apenas em dezembro de 1991.

Depois de seis meses de confronto com as forças sérvias do exército iugoslavo, a Croácia recuperou sua independência em 1991. Quatro anos mais tarde, a república recuperou os territórios perdidos para a Sérvia.

Em 1992, a Macedônia declarou-se independente, mas só foi reconhecida pela comunidade internacional em 1995.

A população da Bósnia votou pela independência em 1992, mas as milícias sérvias e croatas, contrárias à decisão, invadiram o território e combateram os muçulmanos do bósnios. Em 1995, por meio de um acordo, a república foi dividida em duas entidades: uma sérvia e outra croata-muçulmana.

A maioria albanesa de Kosovo entrou em choque com a Sérvia no fim da década de 1990. Depois de muitos confrontos, em 1999, forças de paz da Organização das Nações Unidas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte assumiram o controle de Kosovo. O território continuou fazendo parte da Sérvia.