Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sérvia-Montenegro

24 de abril de 2019

 

A Federação Iugoslava chegou a ser formada por seis repúblicas logo após a Segunda Guerra Mundial: Bósnia, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia e Montenegro. Aos poucos, esses Estados foram se tornando soberanos.

Em 2002, um acordo assinado entre os presidentes Vojislav Kostunica, da Federação Iugoslava, Milo Djukanovic, de Montenegro, e pelo primeiro-ministro sérvio, Zoran Djindjic, estabeleceu o fim da Iugoslávia. Pelo documento, as duas repúblicas remanescentes da Iugoslávia passaram a formar uma nova entidade, chamada Sérvia e Montenegro.

Os dois Estados têm semi-independência e a responsabilidade de administrar a própria economia. Moedas e alfândegas foram mantidas. A entidade é responsável pela defesa do todo e da política externa, coordenados por uma presidência comum. O entendimento, supervisionado por Javier Solana, então chanceler da União Européia, colocou fim à possibilidade de independência de Montenegro.

A desintegração da Iugoslávia começou em 1991. Em junho daquele ano, a Eslovênia separou-se da federação. A república se tornaria reconhecidamente independente, pela primeira vez na história, apenas em dezembro de 1991.

Depois de seis meses de confronto com as forças sérvias do exército iugoslavo, a Croácia recuperou sua independência em 1991. Quatro anos mais tarde, a república recuperou os territórios perdidos para a Sérvia.

Em 1992, a Macedônia declarou-se independente, mas só foi reconhecida pela comunidade internacional em 1995.

A população da Bósnia votou pela independência em 1992, mas as milícias sérvias e croatas, contrárias à decisão, invadiram o território e combateram os muçulmanos do bósnios. Em 1995, por meio de um acordo, a república foi dividida em duas entidades: uma sérvia e outra croata-muçulmana.

A maioria albanesa de Kosovo entrou em choque com a Sérvia no fim da década de 1990. Depois de muitos confrontos, em 1999, forças de paz da Organização das Nações Unidas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte assumiram o controle de Kosovo. O território continuou fazendo parte da Sérvia.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Colecionador reúne 5.569 bandeiras municipais

Colecionador reúne 5.569 bandeiras municipais

Nos últimos onze anos, o jornalista João Renato Amorim tem se dedicado a uma difícil missão: colecionar as bandeiras dos 5.569 municípios brasileiros (e mais o Distrito Federal). Além de pesquisar na internet, ele precisou recorrer a autoridades e habitantes de...

Curiosidades dos 35 anos da bandeira da União Europeia

Curiosidades dos 35 anos da bandeira da União Europeia

A bandeira da União Europeia foi adotada em 26 de maio de 1986 por todos os países do bloco, sendo formada por doze estrelas douradas dispostas em círculo (símbolo de perfeição, integridade e unidade) sobre um fundo azul (cor representativa do continente). Foi...

Selo

Selo

O selo nacional é um círculo representando uma esfera celeste idêntica à da Bandeira Nacional, com as palavras "República Federativa do Brasil" em volta. É usado para autenticar os atos do governo e os diplomas e certificados...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This