1. Michelangelo Buonarroti nasceu em Caprese (Itália) em 6 de março de 1475. Sua família pertencia a uma tradicional linhagem de aristocratas.MICHELANGELO
  2. Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos.
  3. O pai e os irmãos do pintor batiam nele por causa de sua inclinação pelas artes. Eles achavam vergonhoso ter um artista na família.
  4. Michelangelo ficou com o nariz deformado depois de levar um soco de um colega. O golpe foi desferido porque o famoso escultor havia criticado o trabalho do rapaz.
  5. Em sua obra, o artista retratou principalmente o corpo humano. Para isso, estudou anatomia e dissecou cadáveres.
  6. Ao terminar uma de suas obras-primas, a estátua Moisés, ele passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: “Fala! Fala!”.
  7. A Estátua de David foi feita em um bloco de mármore que estava abandonado em Florença (Itália) havia 40 anos. A pedra pertencia ao escultor Duccio, que morreu antes de começar a trabalhá-la.
  8. Michelangelo é autor de um livro de poesias chamado Coletânea de Rimas.
  9. Ele faleceu em 18 de fevereiro de 1564. Seus restos mortais estão na Igreja de Santa Croce, em Florença (Itália). MICHELANGELO
  10. “A Criação de Adão” é um das mais famosas obras de Michelangelo. Foi pintada em 1511, no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Na cena, Deus cria o primeiro homem, Adão, conforme relatado no “Livro do Gênesis”. Conta-se que Michelangelo teria feito este trabalho, encomendado pelo Papa Júlio II, contrariado. Ele queria ser reconhecido como um escultor, e não como pintor. O nome da capela vem do papa Sisto IV, tio de Júlio II.