Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vombate, o animal do cocô quadrado

10 de junho de 2021

O vombate parece ser um cruzamento de porco, urso, castor e esquilo. Mas é apenas um animal bem diferente e curioso. São animais nativos da Austrália e de algumas ilhas vizinhas, explica o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal Animal TV.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Atarracado, ele tem pernas curtas, cabeça compacta, pés largos e curtos, e são muito musculosos. Medem 1 metro de comprimento quando adultos e pesam entre 20 e 35 quilos. Adaptam-se a muitas regiões como florestas, montanhas e áreas próximas ao litoral.

Enzimas especiais em seu estômago permitem que o vombate consiga digerir fibras duras. Mas, para fazer isso, seu metabolismo se tornou muito lento, levando até 14 dias para completar a digestão. Ou seja, um vombate sempre está com comida no estômago.

Vombates podem ser predados por raposas, dingos e demônios da Tasmânia. Águias caçam bebês vombate. Quando em perigo, eles se defendem mordendo e arranhando. Outra forma de defesa diferente é que os vombates possuem a parte traseira do corpo bem dura. Então, para se abrigar de um predador, entram em uma toca e fecham a entrada com o corpo, deixando somente o traseiro para fora.

Eles marcam seus territórios com urina e com as fezes. De todas as características, a mais curiosa é que os vombates fazem cocô quadrado! Por que fazem cocôs em cubinho? Eles marcam seus territórios com cocôs quadrados, que não rolam por causa desse formato. Ossos especiais da sua parte traseira permitem que os vombates espremam suas fezes em cubos. Eles colocam seus cubos de cocôs em troncos de árvores caídas, em pedras e outros locais. As fezes os ajudam a mapear e marcar todo seu território.

Algumas teorias do passado diziam que eles faziam cocôs em forma de cubo para empilhá-los, como se fossem pirâmides. Era uma forma de demarcar seu território. Hoje sabemos que não é bem isso.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

As espécies nativas ou brasileiras, como jataí, mandaçaia e arapuá, não possuem ferrão e, portanto, não oferecem perigo. Já as européias, que posteriormente foram cruzadas com as africanas e hoje recebem o nome de "africanizadas", são muito perigosas! Algumas delas...

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

A loucura que tem sido o sucesso de "Round 6" ("Squid Game", no original), série sul-coreana exibida pela Netflix, chegou ao mundo pet. A Canis Club, marca de roupas para animais de estimação de Hong Kong, saiu na frente. Lançou as indumentárias verdes dos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This