Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

31 de agosto de 2021
As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como fêmeas possuem chifres que podem chegar a 1,4 metro.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Em algumas regiões da Finlândia, muitas renas são atropeladas nas estradas todos os anos. Por isso, uma associação local desenvolveu um projeto simples e bem legal para salvar esses animais. Pesquisadores estão pintando os chifres das renas com uma tinta atóxica e refletiva. Funciona como os coletes reflexivos que muitos trabalhadores e ciclistas usam durante a noite. A tinta brilha quando iluminada pelos faróis dos carros, evitando acidentes.

Em 2014 na Lapônia, que é a terra do Papai Noel, 4.731 renas foram atropeladas. Nessa época, a tinta reflexiva foi testada no corpo das renas, mas, dependendo da posição e e do deslocamento do animal, o reflexo não era eficiente. Mas nos chifres o efeito é mais amplo, independente do posicionamento da rena.

Agora está sendo desenvolvida a durabilidade da tinta. A ideia é que as renas não precisem ser pintadas constantemente. Os primeiros testes mostraram que os acidentes diminuíram.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

O chester é um dos pratos mais populares na ceia de Natal no Brasil. Você já viu um chester? Não a ave congelada, mas e a ave viva! Pouco se sabe sobre a vida do chester antes de chegar à mesa. Existem muitas teorias a respeito delas. Algumas pessoas comentam que é...

É verdade que as baleias cantam?

É verdade que as baleias cantam?

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga - tanto que os antigos...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Regisclei

    Ótima ideia!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica