As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como fêmeas possuem chifres que podem chegar a 1,4 metro.

Em algumas regiões da Finlândia, muitas renas são atropeladas nas estradas todos os anos. Por isso, uma associação local desenvolveu um projeto simples e bem legal para salvar esses animais. Pesquisadores estão pintando os chifres das renas com uma tinta atóxica e refletiva. Funciona como os coletes reflexivos que muitos trabalhadores e ciclistas usam durante a noite. A tinta brilha quando iluminada pelos faróis dos carros, evitando acidentes.

Em 2014 na Lapônia, que é a terra do Papai Noel, 4.731 renas foram atropeladas. Nessa época, a tinta reflexiva foi testada no corpo das renas, mas, dependendo da posição e e do deslocamento do animal, o reflexo não era eficiente. Mas nos chifres o efeito é mais amplo, independente do posicionamento da rena.

Agora está sendo desenvolvida a durabilidade da tinta. A ideia é que as renas não precisem ser pintadas constantemente. Os primeiros testes mostraram que os acidentes diminuíram.