Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual o maior animal do mundo?

24 de abril de 2019

 

As baleias possuem o título de maior espécie animal do planeta. E dentre elas a maior é a baleia azul, o maior animal a já ter passado pela Terra ao longo de toda a história: mede até 30 metros de comprimento (mais que uma quadra de basquete) e pesa até 128 toneladas (o equivalente a 12 elefantes). “Seus pulmões tem capacidade de armazenar 5 mil litros de ar. Com isso, a baleia azul fica até uma hora sem respirar”, conta o biólogo e escritor Guilherme Dominichelli, autor de “Girafas tem torcicolo? E outras perguntas divertidas do mundo animal”.

O órgão reprodutor do macho da baleia azul mede 3 metros de comprimento e o coração tem o tamanho de um carro. “Um filhote pode medir mais do que um elefante adulto”, explica Dominichelli. São sete metros e meio de comprimento ao nascer e 230 litros de leite por dia durante os sete primeiros meses de vida.

As orcas e tubarões, apesar do tamanho muito mais reduzido, são grandes ameaças aos filhotes, assim como os seres humanos. A caça foi proibida em 1996, quando a espécie já se encontrava ameaçada de extinção. Levantamento feito em 2002 mostrou que existem de 5 a 12 mil baleias azuis no mundo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre baleias

10 curiosidades sobre baleias

Os bebês de algumas baleias chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar tranquilamente. Para dormir, ela se vira de lado e...

10 curiosidades sobre a baleia jubarte

10 curiosidades sobre a baleia jubarte

1. É uma das espécies mais numerosas que frequentam a costa brasileira. 2. A jubarte tem em média 60 metros de comprimento. Pesa até 40 toneladas (o equivalente a 46 automóveis Pálio), e vive cerca de 60 anos. 3. Ela nada em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This