Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 bichos bem brasileiros

24 de abril de 2019

1. Anta
Maior mamífero da Floresta Amazônica, pode alcançar a altura de um jogador de basquete. Vive perto de lagos e rios.

2. Beija-Flor-Grande-do-Mato
Os cientistas o consideram a espécie mais importante no processo de polinização das bromélias. Solitário, tem hábitos diurnos.

3. Besouro Rinoceronte
É um dos maiores besouros do Brasil, podendo medir mais de 10 cm. Suas larvas comem madeira em decomposição e levam dois anos para se desenvolver por completo.

4. Borboleta-Diáfana
As fêmeas desta espécie de inseto são maiores que os machos. Ambos se alimentam de frutos fermentados.

5. Gambazinho
Tem pouco tempo de vida: apenas 1 ano. Como o canguru, é um marsupial (animal que carrega o filhote em uma bolsa abdominal).

6. Gongolo-Gigante
Possui um par de glândulas que produzem um líquido capaz de provocar irritações na pele humana. Come matéria em decomposição e tecidos vivos de bananeira.

7. Lagarto
De vida terrestre, comprime os membros para se locomover. Costuma se retorcer inteiro ao ser tocado.

8. Lobo-Guará
Guará, em tupi-guarani, quer dizer vermelho, que é justamente a cor do pelo deste animal. Ele tem o nariz e as patas pretas e se alimenta de animais pequenos.

9. Mariposa-Espelho
É encontrada circulando pelo topo e pelo tronco das árvores. Quando adulta, produz um casulo esverdeado usado para fazer seda.

10. Mico-Leão Dourado
Tornou-se símbolo da luta pela preservação das espécies. Seu pelo tem uma cor amarelada bem vibrante.

11. Muriqui
É o maior dos primatas das Américas. Conhecido também como mono-carvoeiro (por causa do rosto escuro), é um macaco bastante cordial. Costuma, inclusive, se abraçar com freqüência. Seu nome significa “povo tranqüilo”.

12. Onça
Caça à noite e se alimenta de capivara, macacos, pacas e veados. Pesa por volta de 150 quilos e tem 1 metro e meio de comprimento. No Brasil, existem dois tipos de onça: a preta e a pintada.

13. Perereca-de-vidro
Tem hábitos nortunos. Seu nome vem da cor translúcida de sua pele, que deixa à mostra os órgãos internos do animal.

14. Preguiça-de-coleira 
Também é conhecida como preguiça-preta. Move-se de forma lenta para poupar energia, já que sua dieta de folhas tem baixas calorias.

15. Sapo-Boi
Alimenta-se de grandes insetos, aranhas e sapos menores. Seu coaxar é semelhante ao som de uma gata no cio. Quando se sente ameaçado, costuma morder.

16. Saúva-Preta
Esta espécie de formiga faz seus ninhos em áreas de terra fofa. Os machos são menores que as fêmeas, que comandam o formigueiro.

17. Sucuri
Vive em lagos, rios e pântanos. Alimenta-se de cutias, pacas, capivaras, antas e veados. Mata sua presa estrangulando-a.

18. Tamanduá Bandeira
Come insetos pequenos, que engole sem mastigar. Possui unhas fortes que usa, por exemplo, para abrir cupinzeiros. Apesar de enxergar e escutar mal, seu olfato é 40 vezes melhor que o do homem.

19. Tesoura-de-Fronte-Violeta
Esta espécie de beija-flor é verde com cabeça azul brilhante e se alimenta de néctar e pequenos artrópodes.

20. Tié Sangue
O pássaro possui asas pretas e cor vermelha. Seus bandos são formados por um macho e três ou quatro fêmeas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This